Taubaté pode antecipar classificação no Joaquinzão
No jogo que fecha a penúltima rodada da fase inicial do Campeonato Paulista da Série A-2, o Taubaté recebe o Juventus neste domingo, às 15h e terá a segunda das duas chances de classificação antecipada ao mata-mata das quartas de final. Um vitória será suficiente antes da última partida, fora de casa e contra o XV de Piracicaba que neste sábado empatou por 0 a 0 como visitante do líder Primavera de Indaiatuba e ainda não está matematicamente assegurado.
A atual etapa da competição tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão na disputa por uma das duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos serão os rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.
Na matemática das recentes temporadas anteriores, todos os times que somaram 14 pontos escaparam do rebaixamento. Todos os chegaram aos 22 avançaram às quartas de final. O Taubaté, com 19 pontos e 6 vitórias, tem mais seis pontos em disputa nas suas duas partidas restantes. Já o Juventus, com 17 pontos, precisa vencer em Taubaté para ir à ultima rodada ainda com chances.
Na quarta-feira, quando a 13ª terminou, o quadro oficial de classificação da Federação Paulista de Futebol ficou assim:
Os critérios para desempate têm a seguinte ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio público na sede da FPF.
Jogos
A 14ª e penúltima rodada começa neste sábado com sete jogos: Capivariano x São José (15h), Primavera de Indaiatuba x XV de Piracicaba (15h), Oeste de Barueri x Portuguesa Santista (15h), Grêmio Prudente x Santo André (16h), Votuporanguense x Ituano (18h), Rio Claro x Ferroviária de Araraquara (15h) e Linense x São Bento de Sorocaba (19h30). No domingo, um jogo: Taubaté x Juventus (15h).
Na quarta-feira, dia 5, será realizado o jogo pendente da 13ª rodada entre Linense e Votuporanguense. Foi transferido porque na quarta-feira que passou o Votuporanguense jogou pela Copa do Brasil . Recebeu o o goiano Aparecidense e perdeu nos pênaltis.
Dapois, a 15ª e última rodada virá com todos os jogos no dia 8, um sábado, às 15h: XV de Piracicaba x Taubaté, São José x Oeste, Juventus x Primavera, Ituano x Capivariano, Ferroviária x Grêmio Prudente, Portuguesa Santista x Votuporanguense, Santo André x Linense e São Bento x Rio Claro.
O time
O Taubaté ficou sem o goleiro Samuel Pires que sofreu contusão muscular no começo da derrota de quarta-feira para o Ituano, por 1 a 0. Em Itu, o reserva Douglas Baldini entrou e correspondeu. Antes, nos 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, Samuel Pires não esteve em Presidente Prudente porque cumpria suspensão por terceiro cartão amarelo. O goleiro Paulo Mazoti estreou e foi bem.
O meia Claudinho voltou de contusão em Itu, mas o zagueiro Marcão, o volante Peloggia e o atacante Matheus Batista permaneceram afastados pelo mesmo motivo. O meia Caio Matheus, de 19 anos, foi emprestado ao Sport Recife, até janeiro de 2026. Ele já estava afastado da competição, esperando o desfecho da negociação.
O técnico Alberto Félix, que em Itu atingiu a marca de 200 partidas pela Série A-2, dirigiu a seguinte formação: Samuel Pires (Douglas Baldini 5’/1º); Caio Felipe, Frazan, Luanderson e Ailton Santos; Éder (Thiaguinho – intervalo), Vinícius Kiss (Miguel 33’/2º) e Guthierres (Claudinho 17’/2º); Lucas Venuto, Gleisinho e Maykinho (Allison 17’/2º).
Adversário e arbitragem
O Juventus vem de um empate em casa com o Capivariano, por 2 a 2. Na Ruua Javari, chegou a ter duas vantagens no placar, mas não conseguiu a vitória que deixaria a equipe com os mesmos 19 pontos do Taubaté.
Dirigido pelo técnico Sérgio Soares, no cargo desde o início do campeonato, o time juventino jogou com: André Dias; Arthus (Vidal – intervalo), Guilherme Mattis (Adson 18’/2º), Matheus Guedes e João Victor; Marzagão, Marcelinho (Fabrício 12’/1º, depois Henrique 18’/2º) e Cesinha; Natan, Anderson Magrão e Rodrigo.
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem terá: Thiago Lourenço de Mattos (árbitro), Giovanni Crescêncio (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Fernando Bartz Guedes (4º árbitro) e Maurício Francisco do Nascimento Júnior (analista de vídeo). As opções de ingressos são informadas nas páginas do clube na internet.
Na foto (de Victor Cônsoli/EC Taubaté), o técnico Alberto Félix dirigido o Taubaté contra o Ituano.