Taubaté segura o Santos e vira vice-líder

O Taubaté voltou à vice-liderança do Grupo 2 do Paulistão de futebol feminino, empatando com o Santos, por 1 a 1, na tarde desta quinta-feira. Novamente em Guaratinguetá, porque o estádio Joaquinzão segue em reforma, o time foi competitivo e manteve a invencibilidade.

O Paulistão tem uma fórmula de disputa mais enxuta, porque a pandemia apertou o calendário com a paralisação que começou em março e durou mais de cinco meses.

Na atual primeira fase, os 12 times estão divididos em dois grupos de seis e com jogos em turno único de cinco rodadas. Depois, os quatro melhores de cada grupo avançarão às quartas de final e os confrontos serão formados de acordo com a classificação geral: 1ª melhor campanha x 8ª, 2ª x 7ª, 3ª x 6ª e 4ª x 5ª.

No encerramento da quarta e penúltima rodada, dois jogos do Grupo 2 foram disputados na tarde desta quarta-feira. Além do empate do Taubaté com o Santos, o Corinthians foi visitar o Juventus e venceu, por 3 a 0. Antes, na terça-feira, o grupo foi aberto com o São José recebendo o Nacional de São Paulo e goleando, por 6 a 0.

Depois do fechamento da quarta rodada, a classificação ficou assim: 1º – Corinthians (12 pontos); 2º – Taubaté (8 pontos); 3º – Santos e São José (7 pontos e 5 a 4 no saldo de gols) e 5º – Juventus e Nacional (0 ponto e menos 10 a menos 22 no saldo de gols).

O Grupo 1 teve as três partidas da quarta rodada na quarta-feira: São Paulo 0 x 3 Palmeiras; Realidade Jovem de São José do Rio Preto 1 x 9 Ferroviária de Araraquara e Taboão da Serra 0 x 10 Red Bull Bragantino.

A classificação do Grupo 1: 1º – Ferroviária (15 pontos); 2º – Palmeiras (10); 3º – São Paulo (9); 4º – Red Bull (4); 5º – Realidade Jovem (3) e 6º – Taboão (0).

Na próxima quarta-feira, dia 11, às 11h, a quinta e ultima rodada terá: Corinthians x Taubaté, Santos x São José, Nacional x Juventus, Ferroviária x São Paulo, Palmeiras x Taboão e Red Bull x Realidade Jovem.

O jogo

Como o Santos chegou desfalcado e também poupando outras titulares porque vinha disputando simultaneamente o Brasileirão, o Taubaté sabia que precisa explorar o bom momento para mais um resultado positivo.

Marcando com disposição e sempre saindo para o ataque quando possuía a posse de bola, as taubateanas equilibraram as ações e ainda conseguir a abertura do placar.

Aos 15 minutos, em uma falta levantada em diagonal da direita, pela volante Lidiane, a atacante Victoria Liss foi arrojada em uma sobra na área e, da meia direita, mandou um chute pelo alto, indefensável.

Instigado, o time santista foi à frente e passou a dar trabalho para a defesa taubateana. Em um lance de escanteio, a zaga salvou em cima da risca e a bola terminou nas mãos da segura goleira Yolanda.

O empate santista veio quando o Taubaté ainda estava colocando em prática o que foi combinado no intervalo. Segundos depois do primeiro minuto do segundo tempo, uma jogada de linha de fundo pela esquerda, com possibilidade de chute a gol, deixou Katielle livre na segunda trave e a artilheira concluiu cabeceando para dentro.

O Santos, com um ponto a menos na classificação, tentou aproveitar o bom momento para uma virada, mas não conseguiu. Resistente no trabalho defensivo e com algumas jogadoras se desdobrando para também abastecer o ataque, como o meio-campista Cacá, o Taubaté soube valorizar o ponto somado.

Os times

O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Índia, Hericka, Jérika e Carol Franco; Leidiane (Victória Thalita 11´/2º), Cacá e Ionara (Ludimila 11´/2º); Laís Estevam, Victória Eugênio (Yohanna 26´/2º) e Victória Liss (Vitória Sousa 39´/1º).

O Santos, do técnico Guilherme Giúdice, entrou em campo com: Nicole Ramos; Fran Bonfanti, Fé Palermo, Day Silva, Erikinha, Rita Bove (Katielle – intervalo), Gabi Soares, Luana (Amanda Gutierres 32´/2º), Analuzya (Maria Dias 24´/2º), Ketlen (Gi Fernandes 32´/1º) e Larissa (Nicole Marussi 24´/2º).

A equipe de arbitragem contou com: Guilherme Nunes de Santana (árbitro), Maguinilson de Oliveira Silva (assistente 1), Leandra Aires Cossette (assistente 2), Bruna Serra Oliveira (quarto árbitro) e Marco Antonio Gonzaga da Silva (avaliador de campo).

Na foto (de Rafael Citro/AD Taubaté), a taubateana Cacá tentando fugir da marcação da santisa Fran Bonfanti.

Comentário

comentário