Taubaté sofre nova derrota na Copa Paulista

O Taubaté voltou a perder em sua segunda partida pela Copa Paulista. Na visita da tarde desta sexta-feira ao Juventus, o resultado poderia ter sido melhor, pois um pênalti foi desperdiçado aos 38 minutos do do segundo tempo, quando o adversário, com um jogador a menos, defendia o placar de 1 a 0 mantido até o final.

Vindo de uma estreia com derrota em casa para o Atibaia, por 2 a 1, o Taubaté buscava reabilitação no tradicional estádio da Rua Javari, em São Paulo. O Juventus também estava em condições parecidas, porque na rodada de abertura foi visitar a Portuguesa e voltou do Canindé derrotado pelo mesmo placar de 2 a 1.

Com o resultado desta sexta-feira em São Paulo, o Taubaté passou a ser o quinto e último colocado do Grupo 4, que após turno e returno classificará os dois melhores às quartas de final. No outro jogo da tarde, o São Caetano estreou recebendo a Portuguesa e um empate por 1 a 1 deixou um ponto para cada lado.

A próxima rodada será na terça-feira, dia 21, com o Taubaté recebendo o São Caetano e o Juventus visitando o Atibaia. A folga na tabela será da Portuguesa.

O jogo

Com uma linha de três zagueiros empurrando o time à frente, o Juventus começou pressionando e atingiu o objetivo de abrir o placar nos primeiros minutos. Aos 7, o atacante Bruninho escapou pela meia esquerda, recuou da linha de fundo e a confusão na área teve o goleiro Leandro defendendo duas finalizações do persistente volante Romário, que na terceira, da direita e sem muito ângulo, acertou um chute cruzado.

Explorando as descidas do ala-direito Negueba, o time da casa tentou aproveitar o bom momento para ampliar a vantagem. No entanto, o Taubaté teve a calma necessária para resistir e começar a equilibrar as ações depois da primeira metade da etapa inicial. Faltavam ajustes que possibilitassem finalizações.

Aos 29, o ala-esquerdo juventino Lucas Ybom recebeu uma falta dura do atacante Anderson Magrão e saiu contundido. O substituto Wesley, aos 35, caiu sobre o ombro e também não conseguiu permanecer em campo. Assim, o técnico Fahel Júnior teve que fazer duas substituições em dois momentos diferentes, dos três permitidos com a partida em andamento.

Reagindo

O Taubaté saiu do primeiro tempo sentindo que poderia buscar um resultado melhor e logo na volta do intervalo, foi favorecido pela expulsão de um adversário. Aos 45 segundos, o volante Nathan, de cartão amarelo recebido aos 40 minutos da etapa inicial, deixou o braço na altura do rosto do volante Gualberto em uma disputa área e recebeu cartão vermelho pelo segundo amarelo.

Minutos depois, aos 6, o técnico taubateano Douglas Leite substituiu o zagueiro Hyago pelo meia-atacante Garcez. O experiente volante França recuou à zaga, deixando o time com uma formação mais ofensiva. Aos 21 minutos, mais substituições em um pacote de três.

Com o passar do tempo, o Juventus recuou para defender o resultado e o Taubaté foi intensificando a sua pressão. Aos 36, quando tentou alcançar um levantamento em diagonal da direita, Anderson Magrão foi empurrado na área pelo juventino Juan e o árbitro viu o pênalti. Todavia, na cobrança, França chutou colocado no canto direito e o goleiro André Dias conseguiu defender.

Os taubateanos, que correram até o último dos cinco minutos de acréscimos, ainda tiveram duas oportunidades interessantes para o empate que não veio. Aos 41, em sobra na entrada da área, Rafael Compri, da meia esquerda, mandou um chute forte que bateu na trave direita. Aos 45, como um meia-direita na área, o lateral-esquerdo Calixto mandou uma cabeçada no ângulo esquerdo e André Dias foi buscar e desviar a escanteio.

flor

Os times

O Taubaté, do técnico Douglas Leite: Leandro; Rafael Compri, Hyago (Garcez 6´/2º), Diego Augusto e Calixto; França (Petric 39´/2º), Gualberto (Giovane 21´/2º), Buchecha (Ygor 21´/2º) e Matheus (Rodriguinho 21´/2º); Kauê e Anderson Magrão.

O Juventus, do técnico Fahel Júnior, André Dias; Pablo, Álisson e João Gabriel; Negueba, Romário, Nathan, Radsley e Lucas Ybom (Wesley 32´/1º, depois Darnley 37´/1º); Zé Andrade (Ruan 29´/2º) e Bruninho (Brunão 29´/2º).

No estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, em São Paulo, a equipe de arbitragem contou com: Thiago Luís Scarascati (árbitro), Fernando Afonso Gonçalves de Melo (assistente 1), Diogo Cruz Freire (assistente 2), Amilton Ferreira Alves (quarto árbitro) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (analista de vídeo).

Nas imagens, o taubateano Kauê fazendo um passe entre Negueba e Álisson (foto de Caíque Toledo/EC Taubaté) e o goleiro André Dias defendendo o pênalti cobrado por França (TV FPF/Reprodução).

Comentário

comentário