Taubaté tem jogo histórico com o time feminino

A quarta-feira será histórica para o Esporte Clube Taubaté. Pela primeira vez, uma das equipes do clube disputará um jogo de competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. No estádio Joaquim de Morais Filho, às 15h, o Cruzeiro será o adversário pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro da Série A-2.

A principal divisão de acesso do nacional das mulheres será disputado por 36 times, envolendo os 27 campeões estaduais do ano passado e o sete melhores do Ranking Nacional Masculino.

No Paulista de 2018, o Taubaté comemorou uma inédita classificação às semifinais. E como os outros três semifinalistas (Santos, Corinthians e Rio Preto) já participavam da Série A-1 do Brasileiro, a vaga na Série A-2 também foi festejada.

O campeonato começa com os 36 times divididos em seis grupos de seis. Cada grupo terá apenas um turno único de cinco rodadas. Depois, os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores entre os seis terceiros colocados de grupo avançarão à segunda fase, totalizando 16.

O Taubaté está no Grupo 5 e estreia em casa, nesta quarta-feira, recebendo o Cruzeiro. O tradicional clube de Belo Horizonte também disputará uma partida histórica, pois pela primeira vez tem um tem um time feminino.

Os outros quatro concorrentes estarão envolvidos nos dois jogos de sábado, às 15h, no Rio de Janeiro. Em São Januário, o Vasco da Gama receberá o goiano Aliança e nas Laranjeiras, o Fluminense terá a visita do brasiliense CRESSPOM, o Clube Recreativo e Esportivo de Sub-Tenentes e Sargentos da Polícia Militar.

Os times

Os times

O futebol feminino do Taubaté é um trabalho que cresceu gradativamente com o passar dos anos, comandado pelo pai Arismar Costa, o coordenador, e o filho Arismar Júnior, o técnico. Algumas jogadoras estão no projeto desde o início, há mais de 10 anos.

A qualificação ao Brasileiro da Série A-2 possibilitou a permanência de uma base e a contratação de alguns reforços. Durante dois meses, o time fez uma pré-temporada que apresentou opções e também gerou algumas contusões.

Por causa das dúvidas, a escalação da estreia não foi antecipada. Uma provável: Yolanda; Evellyn, Tatá, Amanda e Thalita; Tainá, Mariana e Rafaela; Mylena Carioca, Ariel e (Natasha Sorriso ou Carol Franco).

O Cruzeiro tem algumas jogadores que já atuaram em clubes paulistas, como Karol Dias e Isa Leone, de passagens pelo São José. Uma provável formação do técnico Hoffmann Tulio: Camila; (Isa Leone ou Janaína), Lia, (Pires ou Jajá) e Hingredy; Nathália, Karol Dias, (Thay ou Raíza) e Duda; Miriã e Vanessa.

Nas imagns, jogadoras taubateanas após uma partida no Joaquinzão (foto de Rafael Citro/EC Taubaté) e jogadoras cruzeirenses recebendo orientações do técnico em um treino (foto de Gustavo Aleixo/Cruzeiro).

Comentário

comentário