Taubaté tem paratletas convocados e halterofilismo

Destaques da equipe de Taubaté, os paratletas André Rocha e Alessandro da Silva disputam meeting em Marrocos de olho no próximo Campeonato Mundial. O técnico taubateano Diego Cascardo também está entre os convocados. A cidade também terá uma dupla na temporada do halterofilismo.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do paratletismo taubateano.

Três integrantes da equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para compor a Seleção Brasileira que disputará o Open Grand Prix de Marrakech, no Marrocos.

Pelo segundo ano consecutivo o Brasil estará disputando o Open GP de Marrakech, e novamente a dupla de lançadores taubateanos André Rocha (classe F52) e Alessandro da Silva (classe F11), estão entre os convocados para defender o Brasil. O treinador taubateano Diego Cascardo também foi convocado para compor a delegação brasileira.

A importante competição internacional em solo africano, que este ano chega a sua sétima edição, será disputada de 09 a 11 de março, e reunirá grandes nomes do paratletismo africano e europeu no Grand Stadium, em Marrakech. A delegação brasileira embarca para o Marrocos neste domingo.

Ouro em 2022

Alessandro da Silva, atual Bicampeão Mundial e Bicampeão Paralímpico no Lançamento de Disco, tem ótimas razões para celebrar mais esta convocação. No ano passado, o atleta taubateano disputou a competição marroquina e foi um dos destaques do Brasil, conquistando medalha de Ouro no Lançamento de Disco, com direito a quebra de Recorde do Meeting. Alessandro também conquistou a medalha de Bronze no Arremesso de Peso. Em 2023, novamente ele disputará as provas do Disco e do Peso.

“Estou muito feliz de novamente estar viajando para o Marrocos, para representar o Brasil em uma das etapas do Open, que é o circuito mais importante do paratletismo mundial. Tive um ano de 2022 muito bom, com quebra de Recorde Mundial e ótimos resultados, e estou muito confiante para 2023. Teremos essa competição agora mas já estou muito focado no Campeonato Mundial de Paris. Tenho treinado muito forte e quero buscar esse sonhado tricampeonato mundial no disco.”, comentou Alessandro da Silva, que já tem vaga garantida para o Mundial de Paratletismo de 2023 nas provas do Disco e do Peso.

Retornando

Já André Rocha, Campeão Mundial do Lançamento de Disco em 2017, disse estar muito feliz com mais esta convocação para poder finalmente competir no meeting africano. Em 2022, o taubateano foi convocado, mas por conta de uma lesão acabou pedindo dispensa e não viajou com a delegação.

Desta vez, sem lesão e motivado por uma temporada 2022 de retorno às competições, André Rocha quer iniciar a temporada 2023 com um bom resultado em Marrakech e garantir o índice para o Campeonato Mundial de Paris na prova do Lançamento de Disco.

“Estou muito feliz com mais esta convocação e com a oportunidade de competir num Open que é novidade para mim. Será a primeira vez que estarei no continente africano e quero fazer uma boa prova. Sigo em busca do índice para disputar o Mundial de Paris e esta é uma das competições-chave para mim nesta temporada para buscar essa vaga. Tenho treinado forte e vamos em busca desse índice no Marrocos”, comentou André.

O Campeonato Mundial de Paratletismo de 2023 será disputado de 08 a 17 de julho em Paris, na França.

Halterofilismo

Abertura da temporada de competições será em São Paulo na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. Dois paratletas representarão a equipe taubateana na disputa

Vai começar oficialmente a temporada 2023 de competições para o time paralímpico de Taubaté. Neste fim de semana, a equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, abre a temporada disputando a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo Paralímpico.

O evento será disputado em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, nos dias 04 e 05 de março (sábado e domingo). Ao todo, o evento contará com 118 paratletas de diversos estados do Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos marcará presença na primeira etapa do principal circuito da modalidade com dois atletas: Rielio dos Santos e João Vinícius da Silva.

Rielio dos Santos, na categoria até 97Kg, fará sua estreia no Circuito Nacional este ano após já ter entrado para a história como primeiro paratleta de Taubaté a obter medalha no Halterofilismo.

Em dezembro de 2022, ele estreou na modalidade disputando o Meeting Paralímpico de São Paulo, e conquistou uma medalha de Bronze, além de garantir o índice para estar entre os melhores do país na disputa do Circuito Nacional.

Sobre a competição que abrirá a temporada 2023, Rielio comentou: “Estou bem preparado para essa primeira competição do ano, apesar do tempo de treino em relação à última vez que competi ter sido menor, por conta das festas de fim de ano. Mas fizemos uma ótima preparação e entrarei na prova focado em cumprir as cargas que tenho trabalhado com o meu treinador e buscar um bom resultado para me posicionar bem no ranking nacional. Será uma competição muito dura, competindo ao lado dos melhores do Brasil, mas estou confiante em desempenhar meu melhor.”, disse o paratleta.

Riélio competirá no domingo (05), às 9h15 da manhã.

Também com transmissão

A equipe terá também o jovem João Vinícius da Silva, que competirá na categoria até 80Kg. João também disputou o Meeting de São Paulo em dezembro passado, porém acabou terminando a prova sem conseguir validar um levantamento. Desta vez, ele vai em busca de um melhor resultado competindo no Circuito Nacional. João Vinícius vai competir no sábado (04), às 18h35.

A equipe de Halterofilismo Paralímpico de Taubaté é treinada pelo professor Guto Nascimento.

A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo Paralímpico terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Youtube e Facebook.

Nas fotos (do Programa Esporte Para Todos/Divulgação), André e Alessandro em competição e Rielio e o Técnico.

Comentário

comentário