Taubaté vence Clássico do Vale e complica rival
No Clássico do Vale do Paulistão de futebol feminino, o Taubaté recebeu o São José na tarde deste domingo, venceu por 1 a 0 e ganhou a disputa por uma boa chance de classificação à Copa Paulista. A partida estava programada para sábado, mas acabou remarcada porque a ambulância contratada pela Federação Paulista de Futebol não apareceu no estádio Joaquinzão.
Depois do único confronto da temporada entre os dois rivais da região, o resultado do Clássico do Vale prolonga a excelente temporada do Taubaté. O time conquistou o tão desejado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e agora deve ganhar uma vaga na disputa pela Copa Paulista, um mata-mata envolvendo o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo colocados da atual primeira fase do Paulistão.
Para o São José, que ainda não está matematicamente eliminado, a derrota no Clássico do Vale estica a crise provocada pelo pior ano da sua história de grandes títulos. Depois de um inédito e implacável rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro, a campanha no Paulistão poderá ser também fechada entre os quatro último colocados.
O jogo
Assumindo a condição de local, o Taubaté tentou impor uma pressão ofensiva sobre as visitantes e conseguiu em algumas momentos, como no últimos minutos do primeiro tempo. Todavia, com boas escapadas, o São José deixou a partida praticamente equilibrada e ainda criou e desperdiçou a melhor oportunidade de gol nos acréscimos antes do intervalo. Aos 46 minutos, em um passe aprofundado pela meia esquerda, a atacante Bea ficou livre na área, mas chutou em cima da goleira Yolanda.
No começo do segundo tempo, quando teve uma chance parecida, o Taubaté aproveitou e abriu o placar. Aos 12 minutos, em passe aprofundado pela meia esquerda, uma tentativa de corte da zaga joseense habilitou a zagueiro Hericka que estava em posição de impedimento. A capitã taubateana chutou forte, além do alcance da goleira Zany.
Em vantagem, o Taubaté soube explorar a intranquilidade do adversário que produziu apenas alguns chutes que levaram perigo, da volante Vitória Calhau e da atacante Luciene Baião. E com o passar do tempo e a defesa joseense exposta, as taubateanas encontraram espaços e quase ampliaram em um contra-ataque, aos 43 minutos. Descendo livre pela meia direita, Lidiane ganhou uma dividida com a goleira que saiu longe da área, mas a finalização foi um chute fraco, rasteiro e que bateu na trave direita com o gol escancarado.
A disputa
A 11ª e última rodada terá todos os seis jogos na quarta-feira, às 19h. Três times seguem na disputa pelas duas posições finais da Copa Paulista (sétima e oitava). O Taubaté (com 11 pontos, 3 vitórias e menos 7 gols de saldo) visitará o Corinthians. O Esporte Clube São Bernardo (9 pontos, 2 vitórias e menos 21 gols de saldo) visitará o Palmeiras. O São José (8 pontos, 2 vitórias e menos 6 gols de saldo) receberá o São Paulo.
Consequentemente, o Taubaté será eliminado somente se perder para o Corinthians e o São Bernardo e o São José vencerem. O São Bernardo sairá da zona de classificação somente se perder para o Palmeiras e o São José empatar com o São Paulo. Assim, o São José terá empatar com o São Paulo e esperar uma derrota do São Bernardo.
Os times
O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Carol Franco (Joyce 20’/2º), Mariana Cristina, Hericka e Mariana; Tatá, Mística, Bárbara (Lidiane 29’/2º) e Lene; Cacá e Keké (Jérika 41’/2º).
O São José, do técnico Guilherme Giudice: Zany; Veronica Riveros (Andressa Lodi 32’/2º), Letícia Fagundes e Karen; Rafa Marques (Rayane 32’/2º), Sara, Vitória Calhau, Ju Oliveira e Juju (Luciene Baião 7’/2º); Larissa Vasconcelos e Bea.
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Ilbert Estevam da Silva (árbitro), Fabrini Bevilaqua Costa (assistente 1), Ricardo Pavanelli Lanutto (assistente 2), Flávio Nascimento Flores Helena (quarto árbitro) e Carlos Donizeti Pianósqui (analista de vídeo).
Nas imagens, a lateral taubateana Mariana tentando evitar a passagem da atacante joseense Bea (foto de Bruno Castilho/Agência Paulistão/Centauro); Hericka logo após o gol que decidiu a partida (TV FPF/Reprodução) e comemorando com as companheiras (foto de Rafael Citro/AD Taubaté Feminino).