Taubaté vence e alcança a primeira colocação

O Taubaté subiu à primeira colocação no Campeonato Paulista da Série A-2. A vitória em casa sobre o Penapolense, na tarde deste sábado, por 1 a 0, ficou mais difícil por causa da expulsão de um atacante ainda no final do primeiro tempo.

Na abertura da quarta rodada, o Taubaté somou mais três pontos e passou ao total de 10. O São Bernardo, que também estava com sete pontos, no mesmo horário recebeu o Atibaia e empatou por 1 a 1. O Sertãozinho, outro que entra na rodada com sete pontos, na manhã deste domingo, às 10h, receberá o Sertãozinho e poderá alcançar o Taubaté

A escalação taubateana foi a mesma da vitória de quarta-feira sobre a Portuguesa, por 1 a 0, no Canindé. O meia Giovanni Pavani continuou no lugar que poderia ser de um terceiro atacante.

Em casa, o Taubaté começou no ataque e não necessitou de muito tempo para abrir o placar. Aos 4 minutos, uma falta foi levantada da ponta direita pelo meia Chumbinho, o zagueiro Rafael Castro desviou de cabeça na entrada da pequena área e Giovanni Pavani, fechando na segunda trave, completou o lance acertando o canto direito.

A vantagem deixou o Taubaté com o controle do jogo. Aos 26, o artilheiro Ermínio chegou a ser derrubado na área pelo goleiro do Penapolense, mas estava em posição de impedimento já marcado.

Quando parecia que o Taubaté chegaria ao intervalo em condições confortáveis, três momentos modificaram o andamento da partida. Aos 39, o atacante taubateano Coutinho recebeu cartão amarelo por falta dura; aos 40, o goleiro William foi buscar uma cabeçada do zagueiro Jailton e evitou um gol de empate do Penapolense e, aos 41, Coutinho fez uma falta desnecessária para novo cartão amarelo e consequentemente saiu expulso.

Ajustes

No intervalo, com um jogador a menos, o técnico Ivan Izzo substituiu o meia Chumbinho pelo volante Elivelton. O Penapolense, para tentar aproveitar a vantagem númerica, começou o segundo tempo com duas alterações ofensivas, entrando Júnior Palmares e Marcelinho.

Depois de 15 minutos, o treinador taubateano trocou o meia Giovanni Pavani pelo atacante Quirino, buscando uma opção de saída ao ataque. O Penapolense chegou a pressionar nos 10 minutos iniciais, mas sem desestabilizar a defesa adversária.

Aos 36, o técnico do Taubaté fez a última substituição. O estreante atacante David Batista entrou no lugar do artilheiro Ermínio, que já havia recebido o terceiro cartão amarelo, ficando automaticamente suspenso para a próxima partida.

O Taubaté escapou de um gol de empate, aos 43, quando o lateral-esquerdo Gabriel Araújo cruzou e Júnior Palmares falhou ao finalizar com o goleiro batido. Assim, a torcida teve que esperar até o final dos cinco minutos de acréscimos para festejar.

A próxima partida do Taubaté, pela quinta rodada, será no dia 9, domingo, às 10h, visitando o Monte Azul. O reencontro com a torcida virá na quarta-feira seguinte, dia 12, recebendo o São Bento de Sorocaba, às 20h.

Os times

O Taubaté, do técnico Ivan Izzo, jogou com: William; Ynaiã, Dogão, Rafael Castro e Malcoon; Pedro Demarchi, Boquita, Chumbinho (Elivelton – intervalo) e Giovanni Pavani (Quirino 16´/2º); Coutinho e Ermínio (David Batista 36´/2º).

O Penapolense, que teve o novo técnico Alberto Félix deixando o assistente Leandro Peres no banco, jogou com: Wendel; Anderson Luís (Bruno Dip 37´/2º), Jailton, Juliano e Gabriel Araújo; Pablo, Mário Sérgio (Júnior Palmares – intervalo), Makelele (Marcelinho – intervalo) e Luiz Menezes; Rodolfo e Rafinha.

A equipe de arbitragem contou com: Márcio Roberto Soares (árbitro), Fábio Rogério Baesteiro (assistente 1), Guilherme Holanda Moura Lima (assistente 2), Danilo da Silva (quarto árbitro) e Marco Antonio Gonzaga da Silva (avaliador de campo).

No segundo jogo do Taubaté no estádio Joaquim de Morais Filho, o público pagante foi de 1.338 torcedores, com renda de R$ 21.448,00. Antes, no primeiro, 1.207 estiveram na vitória por 2 a 1 sobre o Votuporanguense.

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o lateral-direito Ynaiã cruzando na área do Penapolense.

Comentário

comentário