Taubaté vence e vira líder na retomada do campeonato

O Taubaté virou o placar no Joaquinzão, fez 2 a 1 no Red Bull e assumiu a liderança provisória do campeonato que voltou da pandemia nesta quarta-feira. A classificação antecipada à fase decisiva ficou praticamente encaminhada.

Pela antepenúltima rodada do Paulista da Série A-2, o resultado deixou o Taubaté com 24 pontos. O São Bernardo, somando 22, visitará o São Caetano nesta quinta-feira, às 17h e poderá recuperar a primeira colocação.

Sem torcedores no estádio, por causa do protocolo de segurança contra a Covid-19, os jogadores do Taubaté também comemoram a vitória porque o time poderá antecipar classificação entre os oito melhores que avançarão ao mata-mata das quartas de final.

Na formação taubateana, depois de cinco meses de paralisação, o goleiro Rafael Dida correspondeu como substituto do titular William, suspenso por terceiro cartão amarelo. O zagueiro Rafael Castro, após ter saído pelo mesmo motivo, reassumiu o lugar deixado para Dogão. O estreante meia Bruninho e o meia-atacante Giovanni Pavani ficaram com as vagas de Chumbinho e Ermínio, antigos titulares que deixaram o clube.

O jogo

O Red Bull começou em ritmo intenso e foi envolvendo e pressionando o Taubaté. Aos 4 minutos, descolou um pênalti quando o lateral-esquerdo Guilherme invadiu a área em velocidade para receber um passe recuado e acabou derrubado pelo volante Boquita. Na cobrança, aos 5, o meia Patrick acertou o canto direito e deslocando o goleiro para o esquerdo.

Os taubateanos sentiram o gol, mas os visitantes não souberam aproveitar o bom momento. Aos 18 minutos, o atacante David sobrou livre na área, mas permitiu o abafa do goleiro Rafael Dida ao ficar indeciso na finalização.

Aos poucos, o Taubaté foi criando algumas ações ofensivas e depois da parada técnica, o empate chegou, aos 34. Com a linha de defesa do Red Bull avançada, o meia Giovanni Pavani fez ótima jogada, dominando, driblando e aprofundando um passe para David Batista. O centroavante arrancou pelo corredor central e ao chegar na área, chutou no canto direito, por baixo.

No minuto seguinte, o time visitante teve o lateral-direito Emanuel substituído por contusão. O Taubaté, mesmo mais tranquilo com o gol marcado, começou a crescer somente na volta do intervalo.

Atacando, o Taubaté teve bons momentos de pressão. O Red Bull, quando podia, esticava os contragolpes e deixava a partida bem movimentada.

No Taubaté, aos 23, o técnico João Vallim fez duas substituições. O lateral-esquerdo Denis Neves entrou no lugar do atacante Maykinho e Marcos Antônio passou ao meio-campo. O atacante Quirino entrou por Geovanni Pavani.

Aos 32, em disputa aérea, o meia visitante Cris Japa entrou com o cotovelo aberto, atingiu o rosto de Boquita e foi expulso. Aos 36, para aproveitar a vantagem numérica, o treinador do taubateano trocou Bruninho pelo atacante Rodriguinho.

Crucial

Aos 38, o jogo teve um minuto decisivo. O Red Bull contra-atacou, o atacante Pablo não caiu na falta que o zagueiro Maurício tentou desesperadamente fazer, mas na hora de finalizar, meio desequilibrado, chutou em cima do goleiro. Na resposta taubateana, Denis Neves levantou em diagonal, o zagueiro Christian não cortou e Quirino foi oportunista, tocando por baixo e virando o placar para 2 a 1.

O zagueiro Dogão entrou para fechar a defesa taubateana e o Red Bull, descendo à zona de rebaixamento com a derrota, quase empatou no primeiro dos seis minutos de acréscimos. O goleiro Rafael Dida saltou na entrada da área e desarmou o atacante David que recebeu livre, nas costas da defesa.

Os times

O Taubaté, do técnico João Vallim: Rafael Dida; Negueba, Rafael Castro, Maurício e Marcos Antônio; Elivelton, Boquita, Bruninho (Rodriguinho 36´/2º) e Giovanni Pavani (Quirino 23´/2º); David Batista (Dogão 43´/2º) e Maykinho (Denis Neves 23´/2º).

O Red Bull, do técnico Vinícius Munhoz: Jordan; Emanuel (Nhayson 35´/1º), Christian, Jhonatan e Guilherme (Luís Felipe 23´/2º); Venício (Marquinhos – intervalo), Marcel (Cris Japa 18´/2º) e Patrick; David, Pablo e Wagner (Iago Teles 23´/2º).

A equipe de arbitragem contou com: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (árbitro), Bruno Silva de Jesus (assistente 1), Alex Alexandrino (assistente 2), Danilo da Silva (quarto árbitro) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (auxiliar de campo).

Pela penúltima rodada, o Taubaté voltará a campo na quarta-feira da semana que vem, dia 26, visitando o Sertãozinho, às 15h. Na última, dia 30, um domingo, a partida será em casa, às 11h, recebendo o São Bernardo.

Na imagens, Giovanni Pavani em chute que passou sobre o travessão (foto de Caíque Toledo/EC Taubaté) e Quirino fazendo o gol da virada (TV FPF).

Comentário

comentário