Taubaté vence o XV e segue entre os melhores

O Taubaté conquistou mais um resultado positivo e caminha para uma classificação antecipada à fase decisiva do Paulista da Série A-2. Na tarde deste sábado, recebendo um concorrente direto, fez 1 a 0 no XV de Piracicaba e dorme na vice-liderança.

Na abertura da 12ª das 15 rodadas da fase que classificará os oito melhores às quartas de final, o Taubaté passou a ter 21 pontos. O São Bernardo, que no mesmo horário recebeu o Monte Azul e venceu também por 1 a 0, subiu à liderança, com 22 pontos. A Portuguesa Santista, somando 20 pontos, neste domingo, às 16h, receberá o Rio Claro e poderá totalizar 23.

Na escalação taubateana, como previsto, o zagueiro Dogão entrou no lugar do suspenso Rafael Castro. A novidade foi a ausência do atacante Maykinho, vetado por problemas físicos e substituído por Rodriguinho. O meia-atacante Giovanni Pavani, que seria opção, foi outro que cumpriu automática por terceiro cartão amarelo.

O jogo começou movimentado. Com menos de dois minutos, em um contra-ataque do XV, o goleiro William saiu da área e o atacante Caio Mancha, de longe, errou o chute ao tentar por cobertura.

De imediato, o Tauabaté tratou de tomar um pouco mais de cuidado ao avançar o time e trocar passes no campo de ataque. Valorizando a posse de bola, seguiu procurando espaços na marcação adversária.

Aos 18 minutos, o Taubaté desceu e um passe em diagonal do lateral-direito Negueba, que escapou do controle do meia Chumbinho, sobrou na altura da marca do pênalti. O atacante David Batista, de costas para o gol, mandou de meia bicicleta e acertou o canto direito, fazendo um golaço.

Na sequência, aos 28, David Batista sentiu um mal-estar e aproveitou a parada de hidratação para se recuperar e continuar em campo. Não resistiu e saiu substituído por Quirino, que esforçado, tentou manter o bom rendimento ofensivo da equipe.

No final do primeiro tempo, o XV conseguiu escapar da marcação do Taubaté e armar duas boas descidas. Na primeira, aos 44, Kadu Barone levantou da esquerda, quase que da bandeirinha de escanteio e o ala-direito David, chegando livre nas costas dos marcadores, chutou para fora ao tentar pegar de primeira.

Tarde quente

Ainda sob sol forte, o segundo tempo começou com uma mudança de posicionamento no ataque taubateano. Quirino foi para a esquerda e Rodriguinho ficou mais centralizado.

O XV, com duas substituições aos 8 minutos, passou a incomodar a defesa taubateana. Aos 16, em um escanteio da esquerda e com cobrança fechada, um desvio de cabeça na primeira trave explodiu no travessão.

Com o passar do tempo e o XV soltando o time em busca do empate, o Taubaté pôde explorar os contragolpes. Aos 34, Ermínio entrou livre pela meia direita, mas chutou em cima do goleiro.

Logo em seguida, uma bola longa caiu atrás da zaga do Taubaté e Robertinho perdeu grande chance. Diante do goleiro William, chutou por cima, raspando o travessão. Mais adiante, aos 42, o gol de empate quase surgiu. Erison entrou livre pela meia esquerda, chutou cruzado e a bola bateu na trave esquerda.

Com resistência e organização, o Taubaté soube sustentar o placar favorável e garantir a festa dos 1.468 torcedores pagantes de uma renda de R$ 19.800,00. A próxima partida, se a pandemia do coronavírus não mudar, está marcada para o próximo sábado, dia 21, também no estádio Joaquim de Morais Filho, contra o Red Bull.

Os times

O Taubaté, do técnico João Valim, jogou com: William; Negueba, Dogão, Maurício e Marcos Antônio; Elivelton, Boquita e Chumbinho (Levi 37´/2º); Ermínio, David Batista (Quirino 33´/1º) e Rodriguinho (Coutinho 28´/2º).

O XV, do técnico Tarcísio Pugliese, jogou com: Fábio Toth; Robertinho, Gabriel Alemão e Paulão; David (Erison 28´/2º); Gabriel Soares, Walfrido e Daniel Costa; Marcelinho (Filipe Cirne 8´/2º), Caio Mancha e Kadu Barone (Erik Gabriel 8´/2º).

A equipe de arbitragem contou com: Ilbert Estevam da Silva (árbitro), Leonardo Tadeu Pedro (assistente 1), Alex Alexandrino (assistente 2), Pietro Dimitrof Stefanelli (quarto árbitro) e Carlos Donizeti Pianosqui (avaliador de campo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), Ermínio tenta escapar de dois quinzistas e com David Batista por perto.

Comentário

comentário