Taubaté Vôlei é o grande campeão do país

O Taubaté Vôlei conquistou o título da Superliga 2020/2021 fechando o campeonato com uma grande atuação. Apresentando todas as qualidades do seu time que é quase uma Seleção Brasileira, fez 3 a 0 no Minas Tênis Clube, na noite desta sexta-feira, em Saquarema, Rio de Janeiro. No playoff final de até três partidas, já contava com um 3 a 2 do primeiro jogo, na quarta-feira e no mesmo ambiente controlado por causa da pandemia.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time.

O EMS Taubaté Funvic fez história mais uma vez e conquistou nesta sexta-feira (16/04) o bicampeonato da Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei ao derrotar o Minas Tênis Clube (MG) por 3 sets a _ (parciais de 25×20 / 25×22 / 25×17). Com a vitória, o time taubateano fechou a série final em 2 jogos a 0, e levantou seu segundo troféu de
campeão nacional.

Em grande atuação coletiva, o EMS Taubaté Funvic foi superior ao longo de toda a partida, sacou muito bem, defendeu com muita efetividade e construiu a vitória com total mérito. Os comandados do técnico Javier Weber fecham a temporada 2020/2021 com uma das melhores apresentações do campeonato.

O jogo

O primeiro set começou com o EMS Taubaté Funvic sacando forçado e o Minas apresentando bom volume de jogo. O time mineiro saiu na frente, encaixando bem o bloqueio e aproveitando contra-ataques. O Taubaté conseguiu encaixar o saque e passou à frente por vantagem mínima. A partida seguiu bem equilibrada, com o Taubaté aproveitando bem as viradas de bola. O sistema bloqueio/defesa do Taubaté trabalhou bem e a equipe conseguiu se manter à frente do placar. O levantador Bruno acionou bem o oposto Felipe Roque e o ponteiro Douglas Souza, principais pontuadores do set. Os taubateanos mantiveram o bom aproveitamento no saque, contabilizando 4 aces e encaminharam em 25 a 20, em 29 minutos.

O segundo set teve um começo equilibrado, mas com o EMS Taubaté Funvic melhor no saque e no bloqueio. O Minas buscou equilibrar as ações com boa efetividade defensiva e apostando nas bolas de meio. O saque taubateano continuou a desequilibrar a partida, com Douglas, Lucão e Maurício Borges conquistando pontos no serviço. O Minas buscou forçar o saque para tirar a vantagem, mas não conseguiu a reação, errando mais no serviço. O Taubaté encaminhou a vitória no set em 25 a 22, em 28 minutos.

O terceiro set seguiu com o EMS Taubaté Funvic melhor em quadra, abrindo 4 a 0 logo de cara. Sacando com muita agressividade e com boa efetividade nas viradas de contra-ataque os taubateanos mantiveram vantagem confortável no placar. O volume defensivo taubateano funcionou bem e a equipe se manteve sempre à frente, e com menos erros
ao longo do set. O time seguiu superior e sem sustos fechou o jogo com um bloqueio simples de Felipe Roque, fazendo 25 a 17, vencendo por 3 sets a 0.

Os times

O Taubaté, do técnico Javier Weber, entrou com: Bruninho Rezende (levantador), Maurício Souza (central), Maurício Borges (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro), Lucão (central), Felipe Roque (oposto) e Thales (líbero). Começaram no banco: Rapha (levantador), Bruno Biella (central), Vitor Yudi (líbero), Gabriel Cândido (oposto), João Rafael (ponteiro), João Franck (ponteiro) e Riad (central).

O Minas, do técnico Nery Tambeiro, entrou com: William (levantador), Matheus Pinta (central), Lazo (ponteiro), Honorato (ponteiro), Gustavão (central), Escobar (oposto) e Maique (líbero). Começaram no banco: Varela (ponteiro), Jonatas (ponteiro), Paulo (oposto), Lucas (oposto), Gustavo Orlando (levantador), Juninho (central) e Arthur Bento (ponteiro).

A dupla de arbitragem contou com: Paulo Luís Beal (SC) e Sílvio Cardozo da Silveira (RS).

Destaques

O melhor jogador em quadra na final foi o levantador Bruno Rezende, do EMS Taubaté Funvic, premiado com o Troféu Viva Vôlei. O maior pontuador do jogo foi Douglas Souza, do EMS Taubaté Funvic, com 15 bolas anotadas.

Premiações Especiais

Seleção Superliga

Maurício Borges (EMS Taubaté Funvic), melhor ponteiro;

Adriano (Vôlei UM Itapetininga), melhor segundo ponteiro;

Maurício Souza (EMS Taubaté Funvic), melhor central;

Lucão (EMS Taubaté Funvic), segundo melhor central;

William (Minas Tênis Clube), melhor levantador;

Escobar (Minas Tênis Clube), melhor oposto;

Maik (Minas), melhor líbero;

Javier Weber (EMS Taubaté Funvic), melhor técnico;

Anderson Caçador (melhor árbitro);

Rapha (EMS Taubaté Funvic), craque da galera;

Bruninho Rezende (EMS Taubaté Fuvic), MVP (melhor jogador da partida);

Maurício Borges (EMS Taubaté Funvic), melhor jogador do campeonato.

Histórico

O EMS Taubaté Funvic disputa a elite do voleibol nacional desde a temporada 2013/2014, quando terminou na 10ª colocação. Nos anos seguintes, a evolução do projeto refletiu também nos resultados dentro de quadra. Nas duas temporadas seguintes (2014/2015 e 2015/2016) a equipe chegou até as semifinais.

Na temporada 2016/2017, foi finalista pela primeira vez, ficando com o vicecampeonato. Na edição 2017/2018, chegou até as semifinais.

O primeiro título veio na temporada 2018/2019, quando derrotou o SESI-SP em 3 jogos a 2 na série final.

A temporada 2019/2020 foi encerrada prematuramente por conta da pandemia de Covid, e os playoffs não foram realizados. Com isso, essa edição não teve um campeão. O Taubaté liderava, mas ainda precisa confirmar a primeira posição na 22ª e última rodada da fase de classificação.

O elenco campeão

Ponteiros: Douglas Souza, Maurício Borges, João Rafael e João Franck.

Centrais: Lucão, Maurício Souza, Riad e Bruno Biella.

Levantadores: Rapha, Bruno Rezende e Fabiano.

Opostos: Felipe Roque e Gabriel Cândido.

Líberos: Thales e Vitor Yudi.

A comissão técnica campeã

Técnico: Javier Weber

Assistente Técnico: Maurício Thomas

Supervisor/Assistente Técnico: Giuliano Ribas

Preparador Físico: Renato Sérgio Bacchi

Assistente de Preparação Física: Caetano José dos Santos

Fisioterapeuta: Miguel Ambrósio

Fisioterapeuta 2: Maicon Douglas

Analista de Desempenho: Alexandre Leal

Massoterapeuta: Kleeva Albuquerque

Auxiliar de quadra: José Carlos Vieira (Branco)

Nutricionista: Daniela Squarcini

Administrativo: Rafael Oliveira

Fisiologista: Tiago Fukugauti

Gerente de Marketing: Thiago Hoffmann

Assessor de Imprensa: Ronaldo Casarin

Diretor Executivo: Claudio Brazão

Estrutura

Naming Rights: EMS

Apoiadores institucionais: Funvic e Prefeitura de Taubaté

Master: EcoTaubaté, Havan e Versen

Patrocinadores: Nagumo, Grupo Milclean, Ribercred, Assaí, SHA, Hydrostec, e Grupo Tubarão, Sesé, Coelho Engenharia, Quintas de Santa Cruz e Grupo GTO.

Apoiadores: Point Vision, Hospital 10 de Julho, Gran Continental Hotel, Sorridents, Isportistics, AD Midea, Hajax, Plani e Phytomed.

Fornecedor de Material: RT Sports

Assessoria de Imprensa Vôlei Taubaté: Maxx Sports – Estratégias em Comunicação & Marketing

Classificação final

1º – EMS Taubaté Funvic (SP)
2º – Minas Tênis Clube (MG)
3º – Vôlei Renata (SP)
4º – Vôlei UM Itapetininga (SP)
5º – Sada Cruzeiro (MG)
6º – Apan Eleva Blumenau (SC)
7º – Azulim Gabarito Uberlândia (MG)
8º – Montes Claros América Vôlei (MG)
9º – Vedacit Vôlei Guarulhos (SP)
10º – Sesi SP
11º – Caramuru Vôlei (PR)
12º – Pacaembu Ribeirão (SP)

A tabela

Primeira rodada

14.04 (quarta-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2 – (25/18, 22/25, 23/25, 25/16 e 15/11)

Segunda rodada

16.04 (sexta-feira) – Minas Tênis Clube (MG) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2 – (20/25, 22/25 e 17/25)

Terceira rodada (que não necessária)

18.04 (domingo) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2

Nas fotos (de Wander Roberto/Inovafoto/CBV), os campeões festejando e Bruninho Rezende e Douglas Souza tentando salvar um ponto do Minas durante a partida.

Comentário

comentário