Taubaté Vôlei avança à final com grande virada

O Taubaté Vôlei armou uma virada espetacular na casa do Sesi e vai às finais do Campeonato Paulista para tentar um histórico título de hexacampeão. Com a volta dos campeões da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, venceu quatro sets seguidos na noite desta terça-feira. Agora, a decisão contra o Campinas.

No playoff das semifinais, o Taubaté vinha de uma derrota em casa para o Sesi, sábado passado, por 2 a 3. Assim, precisava vencer o jogo de volta para provocar um Golden Set de desempate. Agora, terá a ida da final na sexta-feira, às 21h30, recebendo o Campinas, que jogará em casa na partida de volta por trazer a melhor campanha da primeira fase.

Com a torcida incentivando o time da casa no ginásio da Vila Leopoldina, o Sesi ganhou os dois primeiros sets. Assim, o Taubaté teve que ganhar os outros dois para também levar no tie-break e no set extra de desempate.

Como previsto, o Taubaté promoveu a volta do técnico Renan Dal Zotto e os cinco jogadores que também estiveram com a Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo no Japão. Maurício Souza, Douglas Souza e Lipe começaram em quadra; Lucarelli e Thales, no banco de reservas.

Do time que o assistente técnico Maurício Thomas dirigiu no jogo de ida, Rapha, Lipe e Rogerinho permaneceram na formação inicial e o marroquino Mohamed Ahlchdadi virou titular. Petrus e Renan foram para o banco e o contundido Leandro Vissoto foi o desfalque.

No primeiro set, o Sesi abriu quatro pontos de vantagem em um 10 a 6, mas o Taubaté foi engrenando e empatou em 15 a 15. O equilíbrio levou a um 23 a 23 e o time de São Paulo soube fazer 25 a 23.

Quando precisava de uma boa reação no segundo set, o Taubaté caiu de rendimento. Com muitos erros, permitiu ao Sesi uma vantagem de seis pontos em um 20 a 14. Embalado e com alguns pontos de bloqueio incluídos, o time de São Paulo fez 2 sets a 0 com um 25 a 19.

A virada

Pressionado pelo risco de uma derrota por 3 a 0, o Taubaté entrou mais concentrado no terceiro set. Errando menos e deixando o Sesi sem o conforto dos parciais anteriores, largou com um 9 a 3 que parecia decisivo. No entanto, com a equipe da casa demonstrando capacidade de reação, a vantagem caiu para dois pontos em um 15 a 13. Logo, empate por 16 a 16.

Lucarelli foi decisivo em dois pontos e um bloqueio de Lucão recolocaram o Taubaté em boa condição, com 19 a 16. Confiante e encontrando caminhos, o time taubateano alargou para 24 a 20 e um erro de Birigui no saque fechou a conta com um 25 a 20.

Embalado, o Taubaté foi mantendo o quarto set no ponto a ponto e com uma boa passagem de Mohamed Alhachdadi pelo saque, abriu um interessante 15 a 12, transportado para um 20 a 14. E novamente de um 24 a 20, fez mais um ponto, fechou o parcial e levou a partida a um tie-break.

Novamente equilibrando nos pontos iniciais e saindo de um 3 a 3 para um 6 a 3, o Taubaté manteve o controle do jogo. O Sesi encostou em um 9 a 10, mas outra vez ficou distante em um 10 a 13. Assim, precisando de mais dois pontos, o time taubateano venceu por 15 a 11.

Com uma vitória do Sesi em Taubaté e uma do Taubaté em São Paulo, o playoff ficou para ser decidido em um Golden Set.

O Sesi começou melhor com um 5 a 3, mas sem desestabilizar o Taubaté que virou para 7 a 6. E depois um show de Lucarelli em saques seguidos, um placar de 14 a 76 abateu o Sesi. Assim, o placar de 25 a 17 veio como consequência.

Os times

O Taubaté, do técnico Renan Dal Zotto, entrou com: Rapha, Maurício Souza, Douglas Souza, Lipe, Lucão, Mohamed Alhachdadi e o líbero Rogerinho. Começaram no banco: Lucarelli, Thales, Carísio, Petrus, Fabiano, Mathues e Renan.

O Sesi, do técnico Rubinho e com a mesma escalação do jogo de ida, entrou com: William, Eder, Birigui, Lucas Lóh, Barreto, Alan e o líbero Murilo. Começaram no banco: Marcos, Sidão, Daniel, Caio, Pureza, Darlan e Fábio.

A dupla de arbitragem contou com André Luiz Silva Costa e Antonio Augusto Marques Neto.

Na foto (Divulgação), Lucarelli, que desequilibrou, acertando um ataque para mais um ponto do Taubaté no ginásio do Sesi.

Comentário

comentário