Taubaté Vôlei defenderá a ponta em clássico

O primeiro turno da Superliga será fechado no domingo, às 21h30 e com um confronto direto que valerá a liderança. O Taubaté, de 100% de aproveitamento, levará os seus 30 pontos em uma visita ao vice-líder Cruzeiro, de 28 pontos.

O campeonato tem os 12 times se enfrentando em 22 rodadas de turno e returno. Os oitos melhores avançarão ao playoff das quartas de final e em cada confronto a melhor campanha da primeira fase valerá vantagens no número de partidas em casa e na ordem das partidas.

No sábado, o Taubaté recebeu o mineiro América de Montes Claros, venceu por 3 a 1 e alcançou a inédita sequência de 10 partidas com 10 vitórias de três pontos. No domingo, o Cruzeiro recebeu o Ribeirão Preto, fez 3 a 0 e chegou a nove vitórias em 10 partidas. A única derrota foi na terceira rodada, no dia 12 de novembro, em um confronto local contra o Minas. O resultado de 2 a 3 ainda valeu um ponto contra dois do vencedor.

Na classificação, o Campinas e o Minas são os concorrentes mais próximos, respectivamente com 24 e 23 pontos. O quinto colocado, o Itapetininga, aparece bem depois, com 13 pontos em nove partidas.

No sábado

Ainda sobre a vitória do Taubaté no sábado passado, confira o material enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time.

O primeiro set começou equilibrado, com o EMS Taubaté Funvic trabalhando bem no bloqueio, mas errando bastante no saque. O América Vôlei pressionou com o saque forçado e conseguiu manter a partida equilibrada nos primeiros momentos. O Taubaté começou a abrir vantagem com uma boa sequência de bloqueios e com a defesa crescendo no jogo. O Taubaté passou a apostar mais no saque colocado, e conseguiu impor dificuldades à recepção do América. Com melhor aproveitamento nos contra-ataques, os taubateanos fecharam o primeiro set em 25 a 17, em 22 minutos.

O segundo set foi mais equilibrado, com as duas equipes variando bem o saque. O Taubaté seguiu com bom aproveitamento com os ponteiros, enquanto o América manteve um bom jogo defensivo e virou bolas importantes. O sistema bloqueio/defesa taubateano voltou a crescer na segunda metade do set e a equipe da casa abriu vantagem para fechar em 25 a 21, em 30 minutos.

O terceiro set começou com o América Vôlei melhor, impondo muitas dificuldade à recepção taubateana com boas sequências de saques táticos. O Taubaté errou mais e o adversário se aproveitou para abrir vantagem que chegou a ser de 6 pontos. O técnico Javier Weber mexeu no time, colocando o oposto Gabriel Cândido e o levantador Rapha em quadra. A equipe melhorou e conseguiu equilibrar as ações, buscando até o empate. Mas os taubateanos erraram mais nos pontos decisivos e o América fechou em 25 a 23, em 30 minutos.

O quarto set foi novamente muito equilibrado. Apesar do EMS Taubaté Funvic ter se mantido à frente do placar em praticamente todo o set, não teve vida fácil. O América seguiu sacando bem e com bom volume de jogo defensivo. Os taubateanos melhoraram o aproveitamento no saque, o que foi decisivo no resultado final. Em um final emocionante, o Taubaté buscou a vitória e fechou em 26 a 24. A partida teve duração total de 2h09.

Destaque

O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei, foi o ponteiro João Rafael, do EMS Taubaté Funvic. Após a partida, ele avaliou a décima vitória taubateana na Superliga: “Nós sabíamos que ia ser um jogo difícil, e foi. O América tinha feito um ótimo jogo contra o Sada e nós estávamos cientes das dificuldades que íamos enfrentar. Não foi uma boa noite para nós. Acho que erramos muito no saque, mas acontece, foi um dia ruim nesse fundamento. Teremos agora uma semana de trabalho para focarmos o jogo duríssimo que vamos ter contra o Sada Cruzeiro no próximo sábado.”, comentou.

Os maiores pontuadores da partida foram o central Maurício Souza, do EMS Taubaté Funvic, e Lucas Borges, do América Vôlei, ambos com 13 pontos anotados cada.

Em Minas

Sobre a vitória do Cruzeiro no domingo, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa do clube.

O Sada Cruzeiro bateu o Pacaembu Ribeirão por 3 sets a 0 no ginásio do Riacho, em Contagem, neste domingo, 13/12. As parciais da penúltima rodada do primeiro turno da Superliga Banco do Brasil foram 25/19, 26/24 e 25/18. Com a vitória e mais três tentos, o time estrelado permanece na vice-liderança da tabela, com 28 pontos somados em nove vitórias. São apenas dois a menos que o primeiro colocado Taubaté, próximo adversário.

Em sua oitava temporada de Sada Cruzeiro, o central Isac comemorou a chegada dos seus 30 anos como um dos destaques em quadra. Ele marcou 11 pontos e foi o terceiro maior pontuador atrás dos ponteiros Facundo e López, com 12 e 14 respectivamente. O time titular também contou com duas novidades: o oposto Oppenkoski e o central Álvaro, ambos atletas da base com 20 anos de idade. E quem retornou ao time depois de duas partidas fora foi o líbero Lukinha, que foi eleito o melhor em quadra na votação popular e levou o troféu VivaVôlei.

O líbero cruzeirense entregou 100% dos passes que recebeu: “Eu tive uma sinusite e, por precaução, fiquei fora desses dois jogos, tive que pegar pesado para me recuperar bem e estar de volta hoje. Mas estou feliz com o nosso trabalho, fizemos um bom jogo. Pudemos trabalhar nosso volume de jogo e foi mais uma oportunidade de crescer em cada fundamento. Temos pela frente uma partida muito difícil contra o Taubaté e vamos brigar para tentar buscar a liderança nesse final de turno”, comentou o líbero, que teve 100% de eficiência na recepção neste domingo.

O time cruzeirense, do técnico Marcelo Mendez, atuou com: Cachopa, Oppenkoski, Facundo, López, Isac, Álvaro e o líbero Lukinha. Entraram: Resley, Alan e Cledenilson.

Na foto (de Renato Antunes/Agência Maxx Sports), o taubateano Lucão atacando o América na bola levantada por Bruno Rezende.

Comentário

comentário