Taubaté Vôlei joga valendo mais uma final

Os dois finalistas da Superliga masculina podem surgir neste sábado, na segunda rodada do playoff das semifinais. O Taubaté Vôlei e o Minas Tênis Clube jogam por mais uma vitória em seus respectivos confrontos. O Campinas e o Itapetininga precisam vencer para provocarem uma terceira partida de desempate que seria na segunda-feira.

Na rodada dupla da última quarta-feira, a preliminar teve o Minas fazendo 3 a 0 no Itapetinga, a zebra das quartas de final que eliminou o Cruzeiro. Depois, no jogo de fundo da bolha de Saquarema, o Taubaté apresentou as credenciais de favorito ao título ao fazer 3 a 1 no competitivo Campinas. O SporTV 2 transmite a reta decisiva do principal campeonato do país.

Confira a preparação taubateana no material enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time.

O EMS Taubaté Funvic entra em quadra na noite deste próximo sábado, 10/04, com a missão de buscar uma vitória de enorme peso na campanha dentro da Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2020/21. Diante do Vôlei Renata, às 21h30 no CDV, em Saquarema (RJ), os taubateanos farão a segunda partida da série melhor de três jogos, válida pelas semifinais da competição.

Após a vencer a primeira partida na última quarta-feira (07) por 3 sets a 1, o EMS Taubaté Funvic quer um novo triunfo para fechar a série em 2 a 0 e avançar às finais do nacional de voleibol pela terceira vez na história.

Por conta da pandemia de COVID, toda a fase de semifinais e finais está sendo realizada dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, na cidade de Saquarema (RJ). A “bolha”, montada no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol, visa garantir a segurança de atletas, comissões técnicas, arbitragem e do o pessoal de apoio envolvido na realização das finais.

A equipe taubateana abriu a série semifinal na última quarta-feira fazendo uma partida muito boa, e vencendo por 3 a 1 (25×23, 25×27, 21×25 e 25×17). O técnico Javier Weber elogiou a postura da equipe na vitória que abriu as semifinais, mas prevê mais um confronto difícil diante do adversário campineiro, e quer o Taubaté novamente com uma postura agressiva em quadra.

“Espero que o time se comporte na mesma maneira, no sentido de continuidade e regularidade, na virada de bola e no saque. Um ponto a melhorar é nosso contra-ataque, sem dúvidas. Nós criamos muitas chances de contra-ataque no primeiro jogo, e espero que no sábado possamos criar novamente e converter em pontos com mais efetividade”, disse Weber.

“Acredito que nosso saque vá ser novamente um ponto fundamental na segunda partida, de forma a quebrar o passe do adversário, criando condições do nosso bloqueio trabalhar, e manter a pressão o tempo todo. O que eu vou cobrar é que o time continue sendo regular, constante em suas ações o tempo todo para colocar pressão no Vôlei Renata. Sabemos que vai ser um jogo difícil, como todos que fizemos contra eles nesta temporada. Vai ser definido em detalhes, com certeza”, complementou o treinador.

Campanhas e retrospecto

A campanha taubateana na Superliga 2020/21 tem 23 vitórias e 3 derrotas, em 26 jogos disputados. Na primeira fase, o time taubateano terminou como vice-líder, somando 58 pontos. Nas quartas de final, a equipe passou pelo América Vôlei (MG), fazendo 2 a 1 na série melhor de três.

O Vôlei Renata chegou às semifinais depois de terminar a fase de classificação na terceira posição, com 51 pontos ganhos. O time campineiro tem uma campanha geral de 19 vitórias e 6 derrotas. Nas quartas de final, o time passou pelo Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), em dois jogos a zero (3×2/3×2).

O retrospecto entre EMS Taubaté Funvic e Vôlei Renata foi marcado por equilíbrio dentro de quadra, mas o time taubateano tem vantagem nos confrontos da temporada 2020/2021. Foram sete encontros entre os dois times paulistas, onde o EMS Taubaté Funvic levou a melhor em cinco jogos: na primeira fase do Campeonato Paulista, na semifinal da Copa Brasil, nos dois jogos válidos pela primeira fase da Superliga Banco do Brasil, e na primeira semifinal disputada na última quarta-feira.

O Vôlei Renata venceu os dois jogos válidos pelas finais do Campeonato Paulista 2020.

O EMS Taubaté Funvic é o último Campeão da Superliga Masculina de Vôlei, tendo levantado o inédito troféu de campeão nacional na temporada 2018/2019. Na temporada 2020/2021, a competição foi paralisada por conta da pandemia de COVID, e foi encerrada sem um campeão.

O adversário

Sobre a preparação do Campinas, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa do time.

É tudo ou nada. O Vôlei Renata joga a sobrevivência na Superliga Banco do Brasil neste sábado (10), quando enfrenta EMS Taubaté Funvic, às 21h30, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema, no segundo jogo da série melhor de três da semifinal do torneio nacional. O duelo terá transmissão do Sportv 2.

No primeiro jogo, disputado na última quarta-feira, os campineiros foram superados por 3 a 1, mas ainda estão vivos na busca por um lugar na decisão. Uma vitória por qualquer placar dos comandados do técnico Horácio Dileo força o terceiro duelo, marcado para acontecer na segunda-feira (12), no mesmo horário e local.

“A positividade ajuda em todo momento. Então a gente tem que acreditar. Sempre pensando em fazer o nosso melhor na partida, deixar de lado qualquer conceito de, teoricamente, vida ou morte. A partida é decidida ponto a ponto e temos chance de reverter lutando por cada bola. Sabemos que não será fácil, mas temos condições plenas de buscar esse resultado”, comenta o oposto Vissotto.

Vissotto comandou o ataque campineiro na primeira partida ao lado de Vaccari, anotando 19 pontos, e terminando como maior pontuador do duelo. Um dos jogadores mais experientes do elenco do Vôlei Renata, o oposto quer a equipe concentrada do começo ao fim.

“Temos que ter cabeça boa, concentração, coisas que apresentamos durante toda temporada. Sabemos que eles vão vir com força total, como vieram no primeiro jogo, mas temos condições de fazer uma boa partida e reverter a situação em que estamos”, acrescenta.

No CDV, o técnico Horácio Dileo teve tempo de fazer ajustes para o segundo confronto. Na visão de Vissotto, o Vôlei Renata ainda tem margem para crescer.

“O time de Taubaté tem uma força de saque grande, mostrou isso no primeiro jogo, mas temos condições de segurar mais a bola para o Demian González fazer a distribuição dele. Enfrentamos situações parecidas durante toda temporada e nos saímos bem. Então temos condições de melhorar nesse quesito”, encerra o oposto.

O Vôlei Renata realizou um treino tático nesta sexta-feira, em Saquarema, e encerra a preparação para o duelo com mais um treinamento na manhã deste sábado.

Os times

O Taubaté, do técnico Javier Weber, entrou no primeiro jogo com: Bruninho Rezende, Maurício Souza, Maurício Borges, Douglas Souza, Lucão, Felipe Roque e o líbero Thales. Começaram no banco: Rapha, Bruno Biella, Vitor Yudi, Gabriel Cândido, João Rafael, João Franck e Riad.

O Campinas, do técnico Horácio Dileo, entrou com: González, Barreto, Temponi, Vaccari, Leandro Vissotto, Michel e o líbero Bello. Começaram no banco: Cristiano, Melqui, Nasser, Renan, Pedrinho, Angellus e Lima.

A tabela

Primeira rodada

07.04 (quarta-feira) – Vôlei UM Itapetininga (SP) 0 x 3 Minas Tênis Clube (MG), às 16h30, no CDV – Sportv 2 (21/25, 21/25 e 21/25)

07.04 (quarta-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) 3 x 1 Vôlei Renata (SP), às 19h, no CDV – Sportv 2 (25/23, 25/17, 21/25 e 25/17).

Segunda rodada

10.04 (sábado) – Minas Tênis Clube (MG) x Vôlei UM Itapetininga (SP), às 19h, no CDV – Sportv 2

10.04 (sábado) – Vôlei Renata (SP) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 21h30, no CDV – Sportv 2

Terceira rodada (se necessária)

12.04 (segunda-feira) – Vôlei UM Itapetininga (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV – Sportv 2

12.04 (segunda-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Vôlei Renata (SP), às 21h30, no CDV – Sportv 2

Na foto (de William Lucas/Inovafoto/CBV), Maurício Souza e Bruninho Rezende acompanham a queda da bola que já saiu do alcance de Vaccari em lance do primeiro jogo do playoff.

Comentário

comentário