Taubaté Vôlei oficializa contratação do novo técnico

O Taubaté Vôlei oficializou a contratação do técnico Javier Weber, inicialmente anunciada no dia 2 de abril, quando o Bolivar da Argentina despediu-se do treinador. Renan Dal Zotto, que deixa o comando técnico do Taubaté para ficar novamente como exclusivo da Seleção Brasileira masculina, nesta quinta-feira soube que a Liga das Nações foi definitivamente cancelada por causa do coronavírus.

Sobre a chegada, confira o material enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time.

O EMS Taubaté Funvic terá um novo comandante a partir da próxima temporada 2020/2021, que se inicia no segundo semestre. O novo treinador da equipe será o argentino Javier Weber, de 54 anos.

Ele vai suceder Renan Dal Zotto, que esteve à frente da equipe desde fevereiro de 2019, quando assumiu o time e conquistou a Superliga masculina 2018/2019. Renan Dal Zotto deixa o comando do time em quadra, mas segue no EMS Taubaté Funvic, onde atuará no cargo de Diretor Técnico.

Javier Weber estava no comando do Bolivar Voley, da Argentina, clube que enfrentou o EMS Taubaté Funvic na última edição do Campeonato Sul-Americano de Clubes, disputado em fevereiro deste ano.

Sobre o que mais o motivou a aceitar a proposta de voltar ao Brasil para dirigir o EMS Taubaté Funvic, Javier Weber destacou a grandeza do projeto como um todo na cidade: “Conheço muito bem a estrutura do clube, as possibilidades que a cidade tem, a torcida envolvida, e as pessoas que tocam o projeto. Outro ponto que me fez aceitar esse convite para trabalhar aqui é que não se trata apenas de um time de voleibol competitivo, mas também de um projeto social que envolve a educação e abraça a cidade de diversas formas. Esse cenário positivo que envolve o Taubaté me animou muito e achei que era a melhor forma de retornar ao voleibol brasileiro. Me sinto feliz por estar assumindo um dos melhores times do Brasil e da América do Sul”, disse.

Apesar das dúvidas que a pandemia do Covid-19 impôs ao seguimento do calendário esportivo no Brasil e no mundo nos próximos meses, o técnico destaca que o planejamento é para que a equipe taubateana se mantenha como protagonista no país e no continente.

“O Taubaté foi o campeão nacional da temporada passada e melhor time desta temporada que recém foi encerrada, então a responsabilidade sobre nós é grande, mas muito prazerosa. Estou vindo de um time que tinha uma filosofia vencedora e de busca por sempre ser o primeiro. Aqui, chego num cenário bem parecido. O EMS Taubaté Funvic é um time montado para ser campeão de todas as competições que vamos disputar. E nós vamos em busca disso. Eu estou totalmente focado nisso, e sabendo que será uma temporada dura. Nossos adversários também estão em busca de se reforçar e montar equipes que consigam nos vencer. A Superliga brasileira é muito dura, mas a estrutura que nós temos e o time que está sendo montado é para buscar os títulos, da Superliga e do Sul-Americano, e disputar pela primeira vez o Mundial de Clubes. Time grande é isso, é feito para ganhar e a responsabilidade é grande”, completa Weber.

A escolha de Javier Weber como novo treinador foi muito bem avaliada por Renan: “Eu já havia trabalhado com ele, primeiro quando ele ainda era jogador, e depois como treinador, inclusive dando a ele a primeira chance na nova função no time em Florianópolis onde eu trabalhava. Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho dele e pela pessoa que ele é, e com certeza tem tudo para fazer um grande trabalho aqui no EMS Taubaté Funvic”, comentou.

Currículo vitorioso

Quando ainda atuava como atleta, Javier Weber era levantador, e jogando no voleibol brasileiro obteve conquistas importantes. Como jogador, foi bicampeão da Superliga atuando pela extinta equipe da Ulbra-RS, nas temporadas 1997/1998 e 1998/1999. Ele também levantou a taça da principal competição nacional como técnico. Comandando a Unisul, de Santa Catarina, foi campeão na temporada 2003/2004.

Por seu país, Weber ganhou como atleta a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata 1995. Disputou também as Olimpíadas de Sydney 2000, quando na ocasião a Argentina eliminou o Brasil nas quartas de final.

Já como técnico, Weber dirigiu a Argentina entre 2008 e 2013 e seus dois melhores resultados foram o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a medalha de bronze no Pan-Americano de Guadalajara 2011.

Liga das Nações

A competição que poderia marcar o início da temporada 2020/2021 de jogos de vôlei no Brasil, a Liga das Nações, é mais uma cancelada por causa do coronavírus.

A decisão foi assim confirmada pela assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei:

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou, nesta sexta-feira, o cancelamento da Liga das Nações, em 2020, devido a pandemia da COVID-19. Segundo a instituição, o crescimento global da pandemia e o impacto nos países participantes colocaria em risco os envolvidos no evento. O Brasil receberia quatro etapas da competição, duas em cada naipe.

A Liga das Nações estava programada para ser iniciada no dia 19 de maio para a competição feminina e no dia 22 de maio para o evento masculino. A FIVB já havia anunciado o adiamento do evento no dia 13 março. A Challenger Cup, torneio de acesso para a Liga das Nações, também foi cancelada nessa temporada.

As equipes classificadas para a Liga das Nações, em 2020, mantêm as vagas para a edição do próximo ano. O Brasil foi vice-campeão no feminino e quarto colocado no masculino em 2019.

Na foto (Divulgação), o técnico Javier Weber em uma partida pelo Bolivar.

Comentário

comentário