Temporada do rugby feminino começa em Pinda

A temporada do rugby sevens feminino começa nesse sábado com torneios movimentando equipes de todo o país em três grupos regionalizados. O São José e o Jacareí estão na chave de Pindamonhangaba. As partidas terão entrada gratuita.

Confira no material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O sábado, dia 19 de agosto, será de início da temporada 2023 do rugby sevens feminino nacional. Será dado o pontapé inicial para o Brasil Sevens, uma das duas competições nacionais da modalidade olímpica feminina no Brasil. A outra competição nacional é o Super Sevens, o circuito brasileiro que conta com uma primeira divisão de oito clubes e uma segunda divisão, com número de times a ser definido.

Todos os clubes da elite do Super Sevens estarão em campo no Brasil Sevens, que se firma como a competição mais democrática e une clubes de níveis diferentes do rugby brasileiro.

O Brasil Sevens é disputado em duas fases. A primeira fase, a ser disputada inteiramente nesse dia 19, conta com três torneios qualificatório regionais: o Qualificatório Sul, disputado em Florianópolis; o Sudeste, disputado em Pindamonhangaba; e o Centro-Norte, no Distrito Federal.

Os três torneios darão vagas no torneio final, que será jogado em São Paulo, em local a definir, em dezembro. O número de participantes do torneio final será em breve confirmado, o que ditará quantos times de cada torneio qualificatório participarão do torneio final.

As chaves

O torneio Sudeste qualificará o dobro de participantes ao torneio final por contar com 12 times, ao passo que os torneios Sul e Centro-Norte têm seis times cada.

O torneio de Florianópolis terá em campo equipes paranaenses, catarinenses e gaúchas, além de um clube paulista deslocado para o torneio. Curitiba, Antiqua, de Pelotas, e Poli/Band, de São Paulo, estão no Grupo A, ao passo que as catarinenses do Desterro (time da casa), as gaúchas do Charrua e as paranaenses do Maringá jogam no B.

Já o torneio do Distrito Federal terá times do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Piauí, com as piauienses do Delta, o Goianos e as brasilienses do Sem Fronteiras no Grupo A e as matogrossenses do Melina, Parecis e Cuiabá no B.

Por fim, o torneio de Pindamonhangaba contará com clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, tendo quatro grupos de três. No A estão São José, Rio Rugby e URA; no B, Band Saracens, Jacareí e Maricá; no C, Niterói, Leoas e USP; e no D, Pasteur, as cariocas do El-Shaddai e as baianas do Porto Seguro.

“Os torneios qualificatório abrem a temporada colocando frente a frente clubes da elite nacional com clubes emergentes. Trata-se de uma competição importante para o desenvolvimento do rugby feminino em território nacional, cumprindo um papel crucial no nosso sistema de competições, que tem o intuito de prover jogos de bom nível ao maior número possível de agremiações”, comentou Renato Occhionero, diretor de Torneios e Desenvolvimento da Brasil Rugby.

Elite

Os clubes da elite do Super Sevens são Curitiba (PR), do Sul; Melina (MT) e Delta (PI), do Centro-Norte; Niterói (RJ), Band Saracens (SP), São José (SP), Leoas de Paraisópolis (SP) e Pasteur (SP), do Sudeste. O Jacareí é da divisão de acesso.

Na foto (de Sandra Gonçalves/Fotografia), jogadoras do São José e uma das partidas da temporada passada.

Comentário

comentário