Times da região recebem diretrizes de campeonato

O conselho técnico do Paulista da Segunda (4ª) Divisão, o campeonato com São José, Manthiqueira de Guaratinguetá e Atlético Joseense, foi realizado na tarde desta quarta-feira e alterou o regulamento da competição. Também foi confirmada uma divisão de clubes para 2021, o que representa o rebaixamento de aproximadamente 20 times.

O Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão 2020 teve 36 times participando do encontro na Federação Paulista de Futebol. Alguns que não estavam com a documentação em ordem ficaram do lado de fora, mas ainda poderão encontrar vaga na tabela prometida para os próximos dias.

Os 36 times serão divididos em quatro grupos regionalizados de nove (em 2019, foram 41 em cinco grupos de sete e um de seis). De cada grupo, após turno e returno, os quatro melhores avançarão à segunda fase e já formando o quadro de 16 participante da dutura Série B-1 (nome ainda não confirmado) do ano que vem. Os 20 eliminados serão rebaixados à nova quinta divisão (seria a B-2), também de 2021.

No ano passado, os quatro melhores de cada grupo foram os 24 que na segunda fase estiveram divididos em seis quadrangulares. Agora, os quatro melhores, totalizando 16, abrirão a reta final de mata-mata com uma oitavas de final em cruzamento olímpico: 1ª melhor campanha x 16ª melhor campanha, 2ª x 15ª x 3ª x 14ª e assim por diante.

A melhor campanha continuará valendo o direito do jogo de volta em casa e também como primeiro critério de desempate quando o mata-mata terminar igualado no número de pontos e gols marcados (placar agregado).

No afunilamento do mata-mata, cada uma das duas semifinais continuará valendo uma vaga de acesso à Série A-3 de 2021. Novamente subirão dois à terceira divisão, da qual descerão dois rebaixados à futura Série B-1.

A data de abertura do campeonato teve o dia 12 de abril confirmado. Como a nova fórmula de disputa encurtou a competição, o último jogo, o da volta das finais, será no dia 3 de outubro. Assim, os dois times finalista terminarão totalizando o mínimo de 24 partidas.

Grupo e jogadores

Com a regionalização da fase inicial, São José, Atlético Joseense, Manthiqueira, Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos, União de Mogi das Cruzes, Atlético Mogi das Cruzes e União Suzano deverão ficar no mesmo grupo. Mauá, Grêmio Mauaense, Osasco, Jabaquara de Santos, Amparo estão nas proximidades.

O São José sugeriu ampliação no número mínimo de jogadores inscritos para a primeira fase, de 26 para 30. A Federação não aceitou, alegando que a mudança aumentaria o risco de profissionais sendo contratados por clubes que depois não conseguem manter os salários em dia. No entanto, a entidade permitiu um aumento no número de substituições durante a partida, de três para cinco. Seriam em três atos (vezes), contando o intervalo.

flor

Participantes

Quadro ainda não confirmado

América de São José do Rio Preto

Amparo

Andradina

Assisense

Atlético Mogi

Bandeirante de Birigui

Brasilis de Águas de Lindoia

Flamengo de Guarulhos

Francana

Grêmio Prudente

Guarulhos

Independente de Limeira

Internacional de Bebedouro

Itapirense

Itararé

Jabaquara de Santos

Jaguariúna

Atlético Joseense

Manthiqueira de Guaratinguetá

Mauá

Grêmio Mauaense

Mogi Mirim

Osasco

Osvaldo Cruz

Rio Branco de Americana

São-carlense

São Carlos

São José

Taboão da Serra

Tanabi

Taquaritinga

União Agrícola Barbarense

União de Mogi das Cruzes

União Suzano

Vocem de Assis

XV de Jaú

Na foto (de Rodrigo Corsi/FPF), presidente Reinaldo Carneiro Bastos comandando o conselho técnico da Segunda Divisão.

Comentário

comentário