Times da Segunda ficam sem ajuda oficial até a volta

Alguns clubes do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão tiveram a ideia e depois, com o apoio dos demais, consultaram a Federação Paulista de Futebol sobre a possibilidade de uma ajuda financeira. A entidade respondeu que todos os detalhes da competição serão atualizados somente quando terminar a paralisação provocada pelo coronavírus.

Em condições normais, o campeonato teria sido aberto no último dia 18 e com estreia do Mantiqueira de Guaratinguetá e o Atlético Joseense. Folgando na tabela da primeira rodada, o São José começaria no dia 24. A disputa estava armada com 42 times divididos em seis grupos regionalizados de sete.

No dia 15 de março, quando o futebol parou por causa da pandemia, a Federação Paulista de Futebol determinou que todos teriam que esperar um mês para a reavaliação do quadro. No reencontro, a maioria dos clubes aceitou os argumentos da FPF que planeja uma retomada com a conclusão dos campeonatos das séries A-1, A-2 e A-3.

Sobre a Segunda (4ª) Divisão, o presidente da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos, antecipou que um novo regulamento será discutido com os clubes, porque não mais haverá rebaixamento. A novidade seria a qualificação dos 16 classificados da primeira fase ao campeonato de 2021 e a ida dos outros 26 a uma nova quinta divisão.

O dirigente, que com clubes combinou um tentativa de volta para 23 de maio, também deu a entender que a prioridade será a retomada dos campeonatos suspensos. Depois, de acordo com as novas condições, como a dos estádios sem público, a Segunda (4ª) Divisão seria preparada.

A consulta

Os clubes da Segunda queriam saber se a Federação poderia antecipar cotas como uma alternativa de receita financeira. A entidade respondeu na seguinte cartas:

Prezados, recebemos a carta dos clubes filiados do Campeonato Paulista da 2ª Divisão, e em resposta e respeito a todos, informamos que entendemos e enfrentamos juntos uma situação com prejuízos inimagináveis para a sociedade, nossas famílias e para a nação. Em razão disso, e com o objetivo de evitarmos danos maiores e preservarmos a vida, nosso bem mais precioso, decidimos pela suspensão, por prazo indeterminado, de todas nossas competições.

Estamos cientes de todas as dificuldades e da gravida da questão, que estão gerando consequências negativas para todos nós, não só para o futebol. Mas, ressaltamos que, estando a competição suspensa, todas as ações referentes à mesma, ou seja, calendário de jogos, cotas de participação e premiações, entre outras ações, também estão temporariamente suspensas.

As questões relacionadas às cotas, regulamento, tabela de jogos, etc, serão oportunamente discutidas em um novo conselho técnico, que será marcado assim que for possível, segundo as determinações das autoridades públicas de saúde.

Agradecemos desde já a compreensão e a colaboração mediante a este cenário atípico, cientes de que, juntos, voltaremos mais fortes!

Na foto (AD Manthiqueira/Divulgação), um treino da pré-temporada antes da suspensão geral de atividades.

Comentário

comentário