Times de rugby da região jogam em casa pelo Brasileiro

Na rodada do rugby, Jacareí e São José jogam em casa pela reta decisiva do Brasileirão. Seis equipes estão se enfrentando um um turno único de cinco rodadas e as duas primeiras colocadas decidirão o título em final única no dia 21 de outubro.

Sábado passado, pela rodada de abertura do hexagonal, o Jacareí recebeu o São José e venceu. Agora, sobre a sequência da competição, confira o material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRU).

O Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, vai para a segunda rodada do hexagonal final nesse sábado, dia 2, com grandes duelos envolvendo os 6 melhores times do país.

Em São Paulo, na USP, a Poli receberá os gaúchos do Farrapos pela segunda vez no ano – a outro partida foi pela semifinal da Copa do Brasil vencida pelos paulistas por 38 a 13. O Farrapos lidera o hexagonal após ter obtido a mais larga vitória na primeira rodada, quando fez 84 a 13 sobre os catarinenses do Desterro. Porém, o clube de Bento Gonçalves amarga jejum de vitórias incômodo diante da Poli, com a última vitória do Farrapos tendo sido em 2017. A Poli empatou com o Pasteur em jogão na primeira rodada do hexagonal e tem, além da vantagem do mando de jogo, maior número de atletas com passagem pela Seleção Brasileira.

Na região

Em Jacareí, o clube da casa recebe o Desterro, de Florianópolis, em duelo de opostos. O Jacareí invicto, com 7 vitórias em 7 jogos até o momento no Super 12, ao passo que o Desterro venceu 3 de seus 7 compromissos, tendo largado mal no hexagonal com o atropelo sofrido diante do Farrapos. O histórico de confrontos entre os dois clubes é curto, com apenas 4 jogos na história e 2 vitórias para cada lado, e o último duelo foi no distante 2017 com vitória do Jacareí por 20 a 12. O reencontro aponta favoritismo para os Jacarés pelo momento dos dois clubes e o jogo será exibido ao vivo no YouTube do Jacareí.

Já em São José dos Campos, São José e Pasteur fazem o clássico paulista da vez, com os dois clubes ostentando origens francesas e muita rivalidade desde a categoria de base. Enquanto o Pasteur empatou com a Poli na rodada passada, o São José sofreu baque ao ser derrotado pelo rival Jacareí por 25 a 7. Os confrontos recentes apontam favoritismo para o Pasteur, que não perdeu para o rival desde a retomada das atividades após a pandemia. A vitória por 27 a 7 fora de casa do Pasteur sobre o São José mostra o momento distinto dos dois times, mas a rivalidade história aponta para um jogo em aberto.

Depois desse fim de semana, restarão mais 3 rodadas para o fim do hexagonal, que define os dois times finalistas do Super 12. No rugby, a vitória vale 4 pontos, o empate 2 e a derrota por 7 pontos ou menos vale 1 ponto, com derrotas mais largas não rendendo pontos. Além disso, o time que marcar 4 ou mais tries elevará a vitória a 5 pontos.

Os vídeos dos jogos na íntegra estarão no YouTube da Brasil Rugby até a segunda-feira. A entrada nos dois campos é gratuita.

Jacareí

Sobre a preparação jacareiense, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

No sábado (2), o Jacareí Rugby enfrenta o Desterro, de Florianópolis/SC, pela segunda rodada da Fase Final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de XV organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. A partida está marcada para 15h30, no Campo do Balneário, em Jacareí. Na primeira rodada do hexagonal, os jacarés venceram o São José por 25 a 7.

Esta será a quinta partida entre as equipes em toda a história na modalidade XV. São duas vitórias para cada lado. O Jacareí Rugby foi derrotado nos dois primeiros jogos entre os times, realizados em 2015, com placares de 29 a 36 e 49 a 11.

Entretanto, o time jacareiense venceu as duas últimas partidas realizadas em 2017, com placares 42 a 25 e 20 a 12. A última delas, inclusive, foi o jogo de Semifinal do Campeonato Brasileiro de 2017, ano em que o Jacareí Rugby conseguiu seu único título deste torneio.

Os dois times também já fizeram finais de Campeonato Brasileiro na modalidade Sevens, o rúgbi olímpico. Em ambas as ocasiões, o Jacareí Rugby venceu e ficou com os troféus.

Na estreia da Fase Final do Super 12 de 2023, o Jacareí Rugby abriu seu calendário com vitória sobre o São José por 25 a 7 e está na segunda posição. Já o Desterro foi até Bento Gonçalves/RS, perdeu para o Farrapos por 84 a 13 e está em último lugar.

Na atual temporada, o Jacareí Rugby soma 12 vitórias em 12 jogos já realizados, sendo esse o melhor início do time em um ano e também a maior sequência de vitórias da equipe em toda a história. Além da disputa do hexagonal final do Brasileiro, os jacarés também estão na decisão do Campeonato Paulista de 2023.

Outros jogos

Também neste sábado (2), o Campo do Balneário será sede da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais na categoria M19 Feminino, a partir de 9h. Atletas do Jacareí Rugby estarão defendendo a Seleção São Paulo Vale nesta categoria. Jogadores das equipes de Jacareí também estarão presentes no CT Ange Guimerá, em São José dos Campos, para a disputa do M17 Masculino.

No domingo (3), o Jacareí Rugby enfrenta o Iguanas, às 12h, em duelo pelo Campeonato Paulista M19. Os jacarés somam três vitórias em três jogos na liderança da primeira fase. O duelo contra o time de São José dos Campos acontece no Campo do Balneário e fecha a participação da equipe nesta etapa da competição.

Ainda no domingo (3), o Jacarés Banguelas, time de desenvolvimento do Jacareí Rugby formado por atletas veteranos e iniciantes, participa de amistoso no Campo do Balneário contra o Iguanas, às 13h30.

Na Seleção

A Seleção Brasileira de Rugby XV conquistou no domingo passado (27) seu segundo título seguido do Campeonato Sul-Americano 4 Nações. Com quatro atletas do Jacareí Rugby no elenco, os Tupis venceram o Paraguai por 41 a 22 no último jogo do torneio, em Assunção, e ficaram com o troféu da competição. Antes disso, os brasileiros já haviam vencido o Chile B por 27 a 12 e a Colômbia por 64 a 7.

Os Tupis estiveram no Paraguai com quatro atletas do Jacareí Rugby: João Lucas Souza, Matheus Augusto, Levy Marinho e Gabriel Henrique Oliveira. Além destes atletas, o time também contou com Matheus Rocha, que atuou pelo Jacareí Rugby até 2021 e hoje está no rúgbi português.

Com o resultado obtido pela Seleção Brasileira, os Tupis ganharam duas posições no Ranking Mundial e estão na 26ª posição. Agora, os atletas retornarão para o Jacareí para a sequência de jogos decisivos do Super 12, o Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Rugby.

Nas imagens, uma disputa de sábado passado entre Jacareí e São José (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e os jacarés Levy Marinho, Matheus Augusto, João Lucas Souza e Gabriel Oliveira com a Seleção campeã no Paraguai (foto de Divulgação).

Comentário

comentário