Times de rugby da região jogam por semifinal
O rugby masculino da região tem um sábado decisivo. O São José e o Jacareí participam da rodada única das semifinais do Campeonato Paulista e respectivamente enfrentam os paulistanos Pasteur e Poli, também concorrentes de grupo no Campeonato Brasileiro. Os vencedores decidirão o título no dia 24.
Sobre os joseenses, que terão a oportunidade de atuar diante da torcida, confira o material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing.
Neste sábado, 20, às 15h30, o São José Rugby recebe o Pasteur no CT Ange Guimerá (Poliesportivo Campo dos Alemães) pela semifinal do Campeonato Paulista.
A partida será uma reedição da Final do Campeonato Paulista de 2019, na qual os joseenses ficaram com o vice-campeonato ao serem superados por 22 a 21. Nos dois últimos anos, a competição estadual não foi realizada devido a pandemia do Coronavírus.
O São José Rugby está invicto no Campeonato Paulista, após fazer a melhor campanha da primeira fase ficando na liderança do Grupo B, somando 15 pontos com 3 vitórias em 3 jogos. Nas quartas de final, os joseenses eliminaram o São Carlos por 81 a 3.
Já o Pasteur também não perdeu no estadual, a equipe venceu duas partidas e empatou uma na primeira fase e ficou em primeiro no Grupo A pelo saldo de pontos. Na segunda fase, o time da Capital venceu o Tornados de Indaiatuba por 93 a 03.
O duelo deste sábado reúne as duas melhores defesas do Campeonato Paulista, o Pasteur sofreu apenas 03 pontos na competição, enquanto o São José Rugby sofreu 12 pontos.
Fora de casa
Sobre os jacareienses, que terão o desafio na casa do adversário, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.
Neste sábado (20), o Jacareí Rugby viaja até São Paulo para enfrentar a Poli pela semifinal do Campeonato Paulista 2022. A partida entre as equipes acontecerá no CepeUSP, às 15h, e definirá um dos finalistas do torneio estadual. A única vez em que os jacarés alcançaram a decisão do Paulista foi em 2017, quando foram vice-campeões.
As duas equipes chegam invictas para essa fase da competição. O Jacareí Rugby bateu o SPAC, por duas vezes, o Urutu, e o Piratas. Já a Poli teve pela frente o Engenharia, por duas vezes, o Lechuza, e o Rio Branco. Por ter conseguido a segunda melhor campanha na fase de grupos, os politécnicos jogarão a semifinal em casa.
Neste ano, as duas equipes já se enfrentaram por duas vezes pelo Campeonato Brasileiro, com uma vitória para cada lado. Em Jacareí, a vitória dos jacarés foi por 30 a 13. Em Osasco, o triunfo dos paulistanos aconteceu por 30 a 10. O histórico do confronto mostra uma leve vantagem para Jacareí. Em 18 jogos entre as equipes, o time do Vale do Paraíba soma 10 vitórias contra oito dos politécnicos.
Em 2022, o Jacareí Rugby já fez 12 partidas somando jogos do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista, com nove vitórias e apenas três derrotas.
Categorias de base
As equipes jacareienses M14, M15 e M18 masculino também entram em campo no fim de semana. No sábado (20), antes do time adulto jogar, as equipes M14 de ambos os times participam de amistoso, às 13h, no CepeUSP. Ainda no sábado, às 10h, o M18 enfrenta o SPAC, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. No domingo (21), o M15 joga contra o Pasteur, às 8h30, no Parque Ceret, em São Paulo (SP), pelo torneio estadual.
Na Seleção
Os semifinalistas do Campeonato Paulista estão desfalcados dos jogadores que se encontram no Chile, participando de uma série de amistosos da Seleção Brasileira Masculina, antes do Torneio 3 Nações na Colômbia. Entre os 28 convocados, três do São José: Gabriel Quirino, Leonardo Silva e Victor Guilherme Souza. Três também do Jacareí: Levy Marinho, Gabriel Oliveira e Matheus Augusto.
Super 12
O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, tem rodada neste sábado pelo outro grupo, o Sul. Confira no material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
O Super 12 segue a todo vapor com os finais de semana ganhando ares de decisão. Nesse sábado, dia 20, será a vez do Grupo Sul movimentar o dia com dois jogos pela antepenúltima jornada, ambos importantíssimos para a classificação da chave.
Em Londrina, Pé Vermelho e Charrua fazendo confronto direto pela classificação às quartas de final. O time paranaense ocupa o quinto lugar e está 8 pontos abaixo do clube porto-alegrense. Para o Charrua, uma simples vitória fora de casa será suficiente para assegurar a classificação, ao passo que o Pé Vermelho sabe que não pode perder em casa de forma alguma. No primeiro turno de 2022, o Charrua venceu em casa por 42 x 00, mas no confronto anterior, em 2019, o triunfo foi do Pé Vermelho em casa por 37 a 25.
Enquanto isso, Desterro e Curitiba fazem em Florianópolis o clássico mais tradicional do rugby do Sul do Brasil. Os dois clubes já estão matematicamente classificados e luta para garantirem o mando de jogo nas quartas de final, destinado aos dois primeiros colocados de cada chave.
Pela liderança
O Curitiba está na vice liderança com 10 pontos de frente sobre o Desterro, terceiro colocado. Isso significa que os catarinenses necessitam da vitória para seguirem sonhando com o mando de jogo, ao passo que os paranaenses sabem que a vitória já selará a vantagem nas quartas de final e os manterá na cola do Farrapos pelo primeiro lugar do Grupo Sul.
O histórico de confrontos é parelho, mas o Curitiba tem a vantagem de ter vencido os últimos três duelos, incluindo nesta temporada por 27 a 15. A última vez que os catarinenses derrotaram os Touros no Campeonato Brasileiro foi em 2018 por 42 a 21.
Nas imagens, o São José entrando para um recente jogo em casa (foto de Mariana Luz/Agência NTZ) e o jacareiense João Vitor Fursty com a bola em duelo contra a Poli pelo Campeonato Brasileiro (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby).