Tour de France tem semana de etapa em Cunha

No domingo, em Cunha, mais de 1.000 ciclistas disputarão a primeira etapa do Tour de France no Brasil em 2024. O L’Étape Brasil by Tour de France já fez com eles o tradicional briefing técnico.

Confira mais informações no material enviado pela On Board Sports, assessoria de Imprensa do evento.

Na estreia dos eventos de 2024, os participantes terão as distâncias de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.

Considerada uma das provas mais difíceis do calendário de ciclismo de estrada do país, o L’Étape Cunha é caracterizado pelas subidas e curvas no interior de São Paulo, bem como o calor esperado para o fim de semana.

Especialistas como o diretor Fernando Cheles e a treinadora Gisele Gasparotto destrincharam todos os detalhes dos dois percursos. A apresentação foi de Leandro Pricoli.

Os participantes vão encontrar ruas e estradas 100% fechadas, bem como vários pontos de hidratação e alimentação espalhados na pista. Serão cinco pelotões ao total, com a largada da prova principal às 7h. O percurso curto parte às 8h.

”Nossa ideia é gerar uma experiência que os atletas profissionais do Tour de France têm! A ideia é vivenciar um mapa de percurso, os pontos, o planejamento não é só subir na bike e sair pedalando. A chegada também é um momento especial na subidinha da frente da igreja com tanta gente te aplaudindo, é a cereja do bolo”, contou Fernando Cheles.

“O ciclismo é uma modalidade que exige muito e qualquer erro pode custar caro. Por isso é preciso estudar e treinar. Nosso objetivo é que os atletas evoluam e por isso, a cada ano, investimos em passar conhecimento aos participantes.

O terreno

A cidade de Cunha não tem grandes montanhas propriamente ditas, mas os pequenos morros dificultam os atletas amadores, que terão 2.870 metros de altimetria acumulada. A maior subida será da Serra do Mar nos primeiros 25 quilômetros.

Os atletas vão até a divisa com o estado do Rio de Janeiro. Os 60 quilômetros finais serão um verdadeiro sobe e desce. O calor pode ser um fator preponderante para um bom resultado em ambos os percursos.

A treinadora Gisele Gasparotto sugere aos atletas entender todos os detalhes do mapa e saber dosar a velocidade em pontos estratégicos. “A etapa de Cunha é desafiadora pelas subidas duras. É importante estudar a altimetria dos percursos e testar antes no próprio local as subidas. É interessante reconhecer a pista antes. Sou fã do L’Étape de todas as edições”, disse a professora de ciclismo e fundadora da Lulu Five.

Premiação

E mais uma vez, o L’Étape Brasil premiará os melhores escaladores no Desafio Rei e Rainha da Montanha. O trecho escolhido será no sentido Campos Novos, entre os quilômetros 70 e 74. Em 2023, venceram o Desafio Rei e Rainha da Montanha em Cunha, respectivamente, Bruno Martins Lemes, com o tempo de 10min56s881 e Juliana Missen Cipriano, com 15min42s314.

”O primeiro trecho de subida em Cunha não é tão inclinado, mesmo que seja muito longo. Os atletas estão com o tanque cheio e passam melhor por lá. Mas a estratégia melhor seria dosar, porque se der tudo no início pode comprometer o resto da prova”, completou Gisele Gasparotto.

Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande vencedora, com a marca de 4h08min20.

A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o L’Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho.

Estrutura

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village, no Parque Lavapés s/n, onde a entrega dos kits será na sexta-feira (das 12h às 20h) e sábado (9h às 20h), antes da prova no domingo (7h às 16h30).

O número para avisar o centro de operações em caso de acidentes ou ocorrências é o +55 (11) 96310-4470

Nas imagens, momentos antes de uma largada de etapa anterior do evento (foto de Divulgação) e um mapa do circuito em Cunha.

Comentário

comentário