Tradicional evento de judô volta neste domingo

A 40ª edição do Torneio da Independência e o Festival da Pátria do Judô serão realizados neste domingo (18), no ginásio do Tênis Clube São José. Participarão judocas de todas as categorias, indo da mirim, de três anos de idade, até a veteranos.

Depois de dois anos de suspensão, por causa da pandemia,. novamente dezenas de agremiações e centenas de atletas são esperados. Uma festa do esporte que terá início as 9 horas e deverá transcorrer durante todo o dia.

As inscrições serão abertas uma hora e meia antes do evento (às 7h30), próprio local. Os iniciantes participarão do festival e os mais avançados terão competições.

A entrada será franca e a organização solicita ao público e aos atletas uma participação beneficente. Pede para que contribuam com a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem entregues na porta de entrada do ginásio. O total arrecadado será encaminhado ao Lions Clube Augustin Soliva de São José dos Campos, que fará a distribuição a entidades assistenciais do município.

Após pandemia

Lembrando que a pandemia impediu a realização do evento nas duas últimas temporadas, o sensei Calasans Camargo, coordenador e Delegado Regional da Federação Paulista de Judô no Vale do Paraíba espera uma grande festa:

“Anualmente, desde 1981, consecutivamente, tendo sido interrompido apenas em 2020 e 2021, devido ao advento da pandemia, realizamos este evento comemorativo a Independência do Brasil. Acreditamos que uma nação forte e independente e construída por pessoas sérias, pelo trabalho, com amor e dedicação a família e a coletividade”, disse Calasans.

“O judô, como Escola de Lideranças, tem sua contribuição neste processo, visto que seu objetivo final e a formação de cidadãos do bem, úteis a sociedade, proativos. Aos 18 anos de idade, ainda como estudante, idealizamos a primeira edição deste evento, na quadra aberta da escola técnica ETEP, em uma noite e agora, aos 59, finalmente, faremos a quadragésima edição. Vimos, ao longo dos anos , a participação de milhares de crianças, jovens e adultos, passando pelos tatames neste evento esportivo e cívico. Como professor e judoca, a satisfação e imensa em podermos contribuir com um Brasil melhor, com o que sabemos fazer: formando gerações de campeões dentro e fora dos tatames, principalmente, na vida. Obrigado a todos que vem contribuindo ano a ano com o sucesso deste grande evento”, acrescentou.

Na véspera

No sábado, também no Tênis Clube, cerca de 800 alunos que praticam a modalidade nas unidades da Prefeitura participam do tradicional festival Michiharu Sogabe, a partir das 8h30.

Na foto (de Divulgação), o evento da edição de 2019 no mesmo ginásio do Tênis Clube.

Comentário

comentário