Ubatuba tem duas competições de surfe agendadas
A Capital do Surfe sediará a partir da próxima semana mais uma importante competição da modalidade, que retorna após dois anos de pandemia: o 8º Festival Estudantil de Surfe. Quase que simultaneamente, um torneio de caráter beneficente será programado de acordo com as marés.
A disputa, que ocorrerá em frente à escolinha municipal de surfe da Praia Grande, a partir das 8h, reunirá cerca de 300 alunos de escolas municipais estaduais e particulares nas categorias Sub 10, Sub 12 e Sub 16, masculino e feminino.
Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, o evento tem o objetivo de levar a principal modalidade do município, que é a Capital do Surfe, para as escolas, buscando incentivar a prática, proporcionando aos alunos, pais e professores, um intercâmbio de experiências.
O Festival será realizado em quatro fases, com a participação 96 surfistas em cada uma delas. A primeira fase contará com a participação dos alunos da região sul do município, que competirão no dia 16 de novembro.
O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, via convênio com a Associação Ubatuba de Surf (AUS), e parte, conta o co-patrocínio da iniciativa privada.
O cronograma do Festival Estudantil de Surf Ubatuba está assim: dia 16 de novembro – Região Sul; dia 17 – Região Norte/Oeste; dia 18 – Região Central e dia 22 de novembro – Final (Campeões regionais).
Outra competição
Já conhecida por sediar diversos eventos de surfe, Ubatuba receberá no dia 19 de novembro o campeonato Surf for Friends 2022. A competição conta com duas categorias, sendo elas: open vale e open São José dos Campos. O local da competição será definido mais próximo do dia do evento de acordo com a tabela de marés, sendo escolhida a praia com melhores condições de ondulação.
Um dos principais propósitos do evento é ajudar o Hospital do GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), que cuida de crianças de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. É proporcionado também um ambiente de união entre famílias, amigos, onde o mais importante não é o resultado da competição, mas um dia de confraternização dentro do calendário do surfe do Vale do Paraíba e Litoral Norte, mais especificamente Ubatuba.
Segundo a organização do evento a valorização da família e o espírito de solidariedade inspiraram a criação do Surf For Friends. Outros dois pilares do campeonato são a sustentabilidade e a inclusão social, por isso durante a disputa haverá demonstração de surfe adaptado.
Na foto (Divulgação), surfista em uma das competições de Ubatuba.
Autoria: Material enviado pela Secretaria de Comunicação Social da prefeitura de Ubatuba.