Vela de Ubatuba tem primeiro Aviso de Regatas

A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela divulgou o primeiro Aviso de Regatas para o evento, que será realizado de 23 a 30 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo. A competição mais tradicional da modalidade na América Latina chega à sua 50ª edição e deve reunir até 150 barcos.

Confira no material enviado pela agência On Board Sports, assessoria de Imprensa do evento.

As regatas de 2023 serão válidas para barcos inscritos nas classes ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE 25, Clássicos, Bico de Proa e Multicasco.

A competição também valerá como Campeonato Brasileiro da Classe C30 e segunda etapa do Campeonato Brasileiro da Classe BRA-RGS. A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela promoverá ainda a Regata de Equipes, realizada desde 2015.

Os catamarãs correrão como classe convidada desde que formem uma flotilha e esta seja aprovada pela Comissão Organizadora.

Para ser elegível na classe Bico de Proa, o barco não pode ter participado da SIVI nos últimos dois anos nas categorias ORC ou RGS.

A abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está marcada para o domingo, 24 de julho, com a regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. Serão 55 milhas de percurso envolvendo os maiores veleiros da competição, incluindo desta vez os clássicos.

As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B, e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste. Já os HPEs a Renato Frankenthal. O evento é composto por até 12 regatas para as classes C30 e HPE 25 e dez para as demais categorias.

”A Semana de Vela de Ilhabela é regida pelas regras definidas pela World Sailing, entidade máxima da modalidade. Um aviso de regata é um documento oficial utilizado em competições de vela para comunicar aos participantes as informações e instruções necessárias para a realização das provas”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico do evento.

Diretrizes

O material contém informações importantes, como a data e horário de início das regatas, o percurso a ser seguido e as regras específicas da competição.

Além disso, o A.R. tem definida informações sobre os procedimentos de largada, as penalidades que podem ser aplicadas e outros detalhes importantes para garantir a segurança e o sucesso da regata.

”Esse é um aviso compacto com as informações mais importantes, incluindo as classes, as datas e as programações. Nesse documento, o velejador vai saber tudo que está ocorrendo. Nos próximos meses, a organização vai enviar outro Aviso de Regata mais completo”, concluiu Cuca Sodré.

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) é organizada pelo Yacht Club Ilhabela (YCI), com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela e ABVO.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento.

Na foto (de On Board Sports/Divulgação), tripulantes aguardando retomada de regata em edição anterior da competição.

Comentário

comentário