Vela em Ilhabela teve disputa e ações ambientais

A 12ª edição da Copa Brasil de Vela foi realizada em Ilhabela\ e além da disputa na Escola de Vela Lars Grael, simultâneas ações ligadas ao meio ambiente foram desenvolvidas.

Confira no material enviado por Flávio Perez, da On Board Sports, assessoria de Imprensa do evento.

A Copa Brasil de Vela, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, em Ilhabela, é um exemplo de que esporte e meio ambiente andam lado a lado. Além de possuir certificação de evento neutro de carbono, a competição promove ações sustentáveis durante a sua realização.

Na última quinta-feira (17), ocorreu um mutirão de coleta de lixo nas praias do Pequeá, Saco da Capela e Engenho D’Água, removendo mais de 20kg de lixo. Os resíduos coletados consistiram principalmente em plásticos, pequenos fragmentos de vidro, metais e bitucas de cigarro, que foram devidamente encaminhados ao Centro de Triagem Municipal “Nega Malu”, para destinação ambientalmente correta.

Além da coleta, houve também a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica para plantio e reflorestamento. As ações sustentáveis são fruto da parceria entre a Confederação, organizadora da Copa Brasil de Vela, e a Prefeitura de Ilhabela, representada pelas Secretarias de Esportes e de Meio Ambiente.

“Fizemos uma ação de limpeza, mais uma vez uma ação de muito sucesso, que teve participação de esportistas, velejadores e a comunidade de Ilhabela. Fizemos uma coleta em um período curto de tempo, mas a gente percebe o descaso de algumas pessoas, e a falta de preocupação também com relação ao meio ambiente. Por isso essa conscientização é tão importante”, declarou Kátia Freire, Secretária de Meio Ambiente do município.

“Essa é mais uma edição da Copa Brasil que realizamos ações de sustentabilidade, que já estão no DNA da CBVela e são fundamentais para a conscientização de todos os atletas, técnicos e demais pessoas envolvidas no evento”, destacou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.

Apoio

A coleta contou com apoio da marca de dermocosméticos Avène, uma das patrocinadoras do evento. Além de promover a iniciativa sustentável, a empresa marca presença na competição com seus produtos para a proteção contra o sol, conscientizando atletas sobre os perigos da exposição aos raios UV.

“No Brasil, onde os níveis de radiação ultravioleta estão entre os mais altos do mundo, o uso diário de protetor solar é indispensável, especialmente para quem prática esportes ao ar livre. A escolha de um produto que respeite os oceanos, tenha alto fator de proteção solar e ofereça conforto e segurança é essencial para garantir uma proteção eficaz”, compartilha a dermatologista e Diretora Médica dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil, Doutora Ana Coutinho.

Além disso, a OceanPact, mais uma patrocinadora oficial da CBVela e que renovou a parceria com a entidade nesta sexta-feira (18), também apoia as ações sustentáveis, sobretudo aquelas voltadas para preservação dos oceanos.

Emissões neutralizadas

A 12ª edição da Copa Brasil de Vela marca a terceira vez que o evento esportivo neutraliza suas emissões de carbono. A iniciativa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), fortalece o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê, na Capital paulista.

A iniciativa já conta com mais de 600 árvores nativas da Mata Atlântica plantadas a partir de ações de neutralização de carbono realizadas pelo esporte da vela.

Além disso, a competição reforça o compromisso com a sustentabilidade por meio de ações de conscientização ambiental e limpeza de praias durante as provas. Nesta edição, a iniciativa teve também a participação do Instituto Verde e Azul, que esteve presente no mutirão e colaborou com palestras sobre a vida marinha.

”Este ano, a Confederação segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade, alinhada às práticas de redução e neutralização de emissões de gases do efeito estufa. É uma prioridade que as nossas competições sigam esse caminho, minimizando o impacto ambiental e colaborando para colocar na pauta do esporte da vela os temas das mudanças climáticas e da preservação da vida terrestre e dos oceanos”, afirmou Sandra Di Croce Patrício, diretora de sustentabilidade da CBVela.

O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância dessa medida para o futuro da modalidade:

“A vela tem uma conexão natural com o meio ambiente. Assumir a responsabilidade de neutralizar nossas emissões é parte de um esforço maior em prol da sustentabilidade e do legado que queremos deixar para o esporte e para as futuras gerações.”
Outro ponto relevante é o aviso de regata, que reforça a conscientização sobre o descarte de lixo. O item 19 especifica que nenhum barco deve jogar lixo no mar, devendo os resíduos ser colocados nos barcos de apoio ou oficiais.

A competição

A Copa Brasil de Vela 2024 foi a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), válida para o ranking paulista e como classificatória para o programa Bolsa Atleta.

O evento reuniu classes tradicionais da vela, como Snipe, ILCA (4, 6 e 7), Kitefoil, 49er, 49er FX, iQFOIL, 470 Misto, Dingue e Finn. Simultaneamente, ocorre a 10ª Copa Brasil de Vela Jovem, com velejadores sub-19 nas classes iQFOIL, ILCA 6, 420 Aberto e Feminino, 29er Aberto e Feminino, e Optimist.

Para acompanhar os resultados da Copa Brasil de Vela, acesse: https://www.cbvela.org.br/

A entidade

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

A plataforma

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Na foto (de Divulgação), participantes da ação que fez a limpeza durante o evento.

Comentário

comentário