Velejadores Ilhabelenses comemoram título na Bahia
Velejadores de Ilhabela, Vicente Monteiro, Breno Chvaicer, Wilson Moura e Gabriel Silva festejaram o título de campeões do ano em uma das tradicionais competições do calendário nacional. Com o barco Ginga, comemoraram na Bahia.
“Estamos muito felizes com o Campeonato aqui no Aratu e também muito felizes com a equipe que está cada vez mais entrosada, o que nos permitiu esta conquista. Muito importante para nós este quarto campeonato brasileiro”, disse Breno Chvaicer, o comandante da equipe.
Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa do Aratu Iate Clube.
Sol, chuva, vento, cartões postais…a Bahia sempre será a Bahia e irá surpreender com seus encantos e axé. E assim foi. De 1º a 5 de novembro, a Baia de Todos-os-Santos recebeu – pela primeira vez – o 17° Campeonato Brasileiro de HPE25, reunindo cerca de 100 velejadores de diversos estados do país em torno do esporte e do turismo náutico.
Em uma grande logística operacional e receptivo impecável aos competidores, o Aratu Iate Clube proporcionou aos amantes da Vela um evento que marca um capítulo importante do cenário esportivo no país, reunindo um time técnico e organizacional de nível internacional.
Com a participação de campeões mundiais e velejadores olímpicos, foram realizadas dez regatas, com o evento sendo concluído neste último sábado (5), tendo como grande campeão o veleiro paulista Ginga (Vicente Monteiro/Breno Chvaicer/Wilson Moura/Gabriel Silva).
Em segundo lugar, o veleiro Espetáculo (Martin Lowy/Luis Fernando Staub/Nem Wanderley/Otavio Cardoso), em terceiro o veleiro Three Musqueteers (Alberto e André Guarischi, Pedro Tinoco e Mauricio Santa Cruz), em quarto lugar o veleiro Saci/PGL (Fabio Cotrim, Ricardo Canepa, Jorge Zarif e Anderson Brandão) e em quinto lugar o veleiro Mussulo 25 (José Guilherme Caldas, Juliana Duque, Rafael Martins e Frederico Baumert), representando a Bahia.
Dever cumprido
“Terminamos hoje o campeonato com a sensação de dever cumprido. Organizar um campeonato deste porte com o nível de velejadores que participaram foi um desafio enorme. Tivemos condições de tempo que proporcionou belas regatas e eu gostaria muito de agradecer nossos patrocinadores, a Classe HPE e a Marinha do Brasil. O Aratu Iate Clube se sente muito honrado de ter conseguido realizar este inesquecível Campeonato Brasileiro”, ressalta André Costa, gerente do Aratu Iate Clube.
Cassio Ashauer, presidente da Classe HPE25 resume assim este grande evento: “Quando pensamos em realizar o campeonato aqui (na Bahia) ninguém achou que conseguiríamos. Mas, realizamos ‘O’ campeonato. E o legado deste evento é mostrar que a Classe HPE é, de fato, uma classe nacional. Só tenho elogios ao Aratu Iate Clube e aos coordenadores das flotilhas também. A sensação é de dever cumprido”.
Lucio Bahia, capitão da flotilha baiana, comenta a satisfação de ter realizado o evento “Em nome do Aratu Iate Clube eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse evento, competidores, juria, patrocinadores e a Marinha do Brasil. Foi uma semana incrível, com condições de regatas as mais variadas. Desde ventos de 8 até 23 nós, mar calmo, mar agitado, sol, chuva, regatas técnicas e um grande esforço para receber bem a todos.
A competição
O 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE é uma realização do Aratu Iate Clube. Tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Dasa, Clínica Amo, Hospital da Bahia, Porto Salvador Marina, Magma Yachts, Quantum Sails e Z6 Náutica, além do apoio da FENEB, Marinha do Brasil e Tribuna da Bahia.
Nas fotos (Aline Bassi/Balaio), os campeões na água e na festa de encerramento.