Volta aos treinos é adiada e times da região aguardam

A volta dos treinos do futebol paulista foi novamente adiada e ainda dependerá de como estiver pandemia do coronavírus na virada do mês. Os times da região acompanham as negociações para definirem o calendário de atividades.

No dia 15 de março, todas as competições esportivas foram interrompidas e os treinos coletivos, proibidos. Na tentativa mais recente de retorno, os times do Paulistão e a Federação queriam voltar ainda nesta semana. Assim, teriam 20 dias de preparação até a retomada do campeonato.

Na noite de ontem, terça-feira, os clubes ficaram animados com a informação inicial de que seriam autorizados. No entanto, na manhã desta quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) estendeu a quarentena futebolística para 1º de julho e com condições imprevisíveis.

“Os protocolos de segurança deverão ser seguidos. Entre as normas estão testes regulares dos jogadores e comissão técnica, limitação de pessoas nos treinamentos, a não presença de torcida, uso de máscaras por todos aqueles da comissão técnica que estiverem presentes, assim como medição de temperatura obrigatória de todos, atletas e não atletas”, disse o governador.

A data de 1º de julho também está condicionada ao quadro de controle da pandemia. Os treinos serão liberados somente nas cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, fora da vermelha, a mais restritiva.

Como os treinos voltarão somente em julho, o governador não quis fazer previsão sobre o reinício dos campeonatos suspensos. “A retomada das partidas será avaliada em fases posteriores e sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol”, disse.

flor

Esperando

Na região, a preocupação maior é a do Taubaté que já estava com o campeonato da Série A-2 em andamento e o time sustentando a vice-liderança e com classificação encaminhada à reta decisiva.

Somente quando puder voltar ao treinos, o clube saberá exatamente com quais jogadores continuará contando. Quase todos já tiveram o contrato encerrado dentro do calendário original da disputa e teriam que assinar um novo compromisso.

O São José, o Manthiqueira de Guaratinguetá e o Atlético Joseense, que deveriam estar disputando o campeonato da Segunda (4ª) Divisão desde o dia 18 de abril, já sabem qe a competição terá a fórmula de disputa reformulada e com previsão de início para setembro.

Por enquanto, o São José planeja reiniciar as atividades no dia 15 de julho. Assim, seria possível a realização de uma pré-temporada completa, de 40 dias ou mais.

“Receberemos jogadores que virão com três meses ou mais sem uma partida oficial. Um período bem maior que os 30 dias das férias regulamentares entre uma temporada e outra”, lembrou o gerente de futebol Edmar Costa.

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), o diretor Carlos Arini conversando com os jogadores em um treino durante o campeonato que acabou interrompido.

Comentário

comentário