Volta do Clássico do Vale e Taubaté discute SAF

A esperada volta do Clássico do Vale em um campeonato de divisão de acesso começará a ser definida no final do mês, no congresso técnico do Paulista da Série A-2. Um dia antes, o Taubaté discutirá a abertura do clube para propostas de SAF e bem antes, neste sábado, o São José terá a decisão da Copa Paulista e um treino aberto à torcida no feriado.

No dia 29 de abril, quando superou o Grêmio Prudente no mata-mata das semifinais do Campeonato Paulista da Série A-3, o São José conquistou uma das duas vagas de acesso à Série A-2 de 2024.

A subida joseense também representou a volta do Clássico do Vale em uma das divisões estaduais, depois de nove anos. Em 2015, o Clássico do Vale foi realizado na sexta rodada da Série A-3, em Taubaté e terminou empatado, por 1 a 1. No tarde do domingo do dia 22 de fevereiro, 2.674 torcedores pagantes estavam no Joaquinzão e viram o atacante taubateano Elton Morelato abrir o placar, aos 12 minutos. Ainda no primeiro tempo, aos 44, o meio-campista joseense Chris Fernandes igualou a contagem.

O campeonato prosseguiu e o Taubaté subiu para a Série A-2 como campeão, junto com o vice Votuporanguense. O São José, que em 2016 caiu para a Segunda (4ª) Divisão, voltou à Série A-3 em 2020 e agora, à A-2.

Congresso técnico

Diferente dos anteriores, o congresso técnico da Série A-2 de 2024 será realizado em dois dias seguidos, 24 e 25 de outubro. Cada clube poderá enviar dois representantes a um hotel de São Paulo como convidados da Federação Paulista de Futebol. O primeiro dia será de palestras e o segundo, de definição do regulamento, calendário e outros detalhes. A primeira rodada deverá vir na terceira ou quarta semana de janeiro.

Participantes

Além do São José, vice-campeão da Série A-3, o campeão Capivariano também subiu à A-2. Ambos entram nas vagas deixadas pelo São Caetano e o Lemense que foram rebaixados à Série A-3.

A Ferroviária de Araraquara e o São Bento de Sorocaba, que caíram do Paulistão, ficam com as vagas de Ponte Preta e Novorizontino que subiram à Série A-1 como campeão e vice da A-2.

Além do Taubaté, outros 11 times permaneceram na Série A-2: Comercial de Ribeirão Preto, Juventus, Linense, Monte Azul, Noroeste de Bauru, Oeste de Barueri, Portuguesa Santista, Primavera de Indaiatuba, Rio Claro, Velo Clube de Rio Claro e XV de Piracicaba.

flor

SAF

O conselho deliberativo do Taubaté está sendo convocado para discutir a possibilidade de adesão ao sistema SAF (Sociedade Anônima de Futebol).

Confira no material enviado por Caíque Toledo, da assessoria de Imprensa do clube.

Atendendo um pedido da Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo do Esporte Clube Taubaté convocou uma reunião extraordinária entre os conselheiros para apresentação de uma proposta que prevê alteração no estatuto social, que faculte ao clube constituir e controlar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), além de constituir e controlar uma sociedade empresária e celebrar contratos com outras associações, com ou sem fins lucrativos, com intuito de exploração dos ativos imobiliários da instituição.

A intenção é legalizar a parte burocrática, porque a atual Diretoria Executiva entende que há dois caminhos para a implantação de uma Sociedade Anônima no clube: uma envolvendo apenas o futebol, e outra envolvendo todo o patrimônio.

Na proposta da diretoria, em ambos os casos o EC Taubaté será obrigatoriamente acionista e de modo permanente na sociedade empresária e nos ativos imobiliários, e que obrigatoriamente permanecendo o clube no município de Taubaté, com escudo, cores, mascote e hino atuais.

A reunião extraordinária acontece no dia 23 de outubro, às 19h, na sede social.

Treino aberto

O São José vai abrir o treino da tarde do feriado desta quinta-feira à torcida que pediu a oportunidade para incentivar os jogadores. No sábado, às 15h, o time receberá a Portuguesa Santista pelo jogo de volta das finais da Copa Paulista. A derrota na ida, em Santos, por 1 a 0, exigirá uma vitória por dois gols de diferença. A vantagem mínima de um implicaria decisão por pênaltis.

A carga total de de 12.234 ingressos está esgotada desde segunda-feira. Sábado passado, 5.881 foi o público no estádio da Portuguesa Santista.

Na foto (de EC Taubaté/Arquivo), o último Clássico do Vale disputado, pelo Paulista da Série A-3 de 2015.

Comentário

comentário